sábado, 11 de abril de 2015

Seminaristas recebem o ministério de Leitorato

Na última sexta-feira, dia 09-04-15, quatro dos seminaristas da diocese de Estância – Ueliton, Antônio Everton, Bruno Rogério e Elesandro – receberam o ministério de Leitor. A celebração eucarística foi presidida por sua excelentíssima reverendíssima D. Giovanni Crippa, bispo da diocese de Estância, que em sua homilia enfatizou a importância de sermos verdadeiramente anunciadores da palavra de Deus.


ELOCUÇÃO ACERCA DA DÁDIVA DO LEITORATO


            Eminentíssimo, Reverendíssimo Sucessor dos Apóstolos resignado na respectiva Igreja Particular em Estância: Dom Giovanni Crippa; Reverendíssimos sacerdotes, segundo a ordem do Rei Melquisedec: Magnífico Reitor Pe. Jânison, no qual saúdo o corpo formativo desta casa e os demais sacerdotes; e também não poderia esquecer o estimado rebando de Deus e os honoráveis seminaristas, pequena parcela do povo de Deus, porém significativa. Minhas saudações a todos e Feliz Páscoa.
            Tendo em vista que o Leitor é instituído para a função que lhe é própria: Ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas; vem à tona o trecho de Is 6, 5-7: “Ai de mim, estou perdido! Com efeito, sou homem de lábios impuros, e vivo no meio de um povo de lábios impuros e meus olhos viram o Rei, Senhor dos Exércitos. Nisto, um dos serafins vou para junto de mim, trazendo na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou-me os lábios e disse: “Vê, isto te tocou os lábios, tua iniquidade está removida, teu pecado está perdoado”. No entanto, como canta o salmista no salmo 130, 2b-3: “Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?”, assim não por nosso mérito mas pelos méritos de Cristo, afirma 1Sm 16,7b: “Não se trata daquilo que vêem os homens, pois eles vêem apenas com os olhos, mas o Senhor olha o coração”, pela graça divina e pelo reconhecimento da Santa Mãe Igreja, hoje nos é depositado tal dádiva por meio de vós excelentíssimo pai, ao qual agradecemos por tamanha confiança, prestígio e amor que nos tem com esmerado esforço e apreço nos ofertado, e também a formação por estes breves anos, porém intensos, de nos ter proporcionado tamanho cuidado e liberdade em nossas responsabilidades.
            Por conseguinte, tal ministério nos inculcar ainda o dever de meditar com assiduidade e ter um intenso amor e conhecimento da Sagrada Escritura, de modo a tornar-nos discípulos mais perfeitos do Senhor e de propagadores intrépidos de sua Palavra. Com isso, seja para nós incentiva as palavras de Ez 3,1-4: “Então disse-me: ‘Filho do homem, come o que tens diante de ti, come este rolo e vai falar com a casa de Israel’. Abri a boca e ele me deu o rolo para comer. Em seguida, disse-me: ‘Filho do homem, ingere este rolo que te estou dando e sacia-te com ele’. Eu o comi. Na boca parecia-me doce como o mel. Então me disse: ‘Filho do homem, dirige-te à casa de Israel e transmite-lhe as minhas palavras’”.
 Enfim, diante deste presente de Deus nesta Oitava da Páscoa, seja em forma de agradecimento aos honoráveis seminaristas pela vossa estima e amizade, e de impulso nesta jornada que constitui o ‘Prólogo do Céu’, as palavras do nosso saudoso Papa Pio XI em sua Carta Encíclica Ad Catholici Sacerdotii: “Vós sois a esperança da Igreja e dos povos, que tudo esperam de vós, porque esperam de vós, porque esperam aquele ativo e vivificante conhecimento de Deus e de Jesus Cristo, no qual consiste a vida eterna. Principalmente há de esforçar-se vosso labor em vos adornardes da piedade, da pureza, da humildade, da obediência, da disciplina e do estudo para vos formardes sacerdotes segundo o coração de Deus; persuadidos de que a diligência que dispenseis à vossa sólida formação para fazê-la esmerada e diligente não será nunca excessiva, porque dela em grande parte depende toda a vossa futura atividade apostólica”.

Texto escrito pelo Seminarista Bruno






Pe. Genivaldo dos Santos proclamando o Evangelho













Nenhum comentário: