quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Apostolado da Oração no Seminário Maior

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Vida Sacramental, Eucaristia e Liturgia.

Os membros são estimulados a participarem de todas as ações ligadas à Liturgia, com participação ativa na Missa, onde é celebrada a Eucaristia. São também encorajados a participarem dos demais Sacramentos.

A principal celebração do mês é a Missa da Primeira Sexta-Feira, onde os membros praticam a devoção da Comunhão Reparadora, pela qual pedem perdão a Deus pelos pecados cometidos pela humanidade.

Como ser admitido no Apostolado da Oração?

Para a admissão dos associados, basta que os Diretores locais os inscrevam no livro de registros e lhes entreguem as patentes.

Após varias participações nas reuniões e identificação ao Apostolado da Oração, o candidato será admitido segundo o Cerimonial para a recepção dos zelados e zeladores. (p. 35 do Manual do Coração de Jesus).

A Admissão pode ser feita dentro da liturgia Eucarística, após a Homilia.

Temos: 

Bênção das Medalhas;
O diretor asperge com água benta as medalhas e as entrega;
Ato de consagração dos zeladores ao divino Coração de Jesus;
Admissão dos associados (como também de todo os membros confirmando a sua consagração).
Após segue-se  normal a celebração Eucaristia. 







Reflexão sobre a Primeira Promessa

Eu lhes darei todas as graças necessárias para cumprirem os deveres de seu estado. 

“Eu lhes darei” isto é, a todos: leigos, sacerdotes e religiosos. Esta afirmação é deduzida do contexto das cartas de Santa Margarida Alacoque.

a) A importância do cumprimento do dever

1- Para a sociedade - Se todos cumpríssemos com o nosso dever, o mundo seria uma antecipação do céu. “A Pátria espera que cada um cumpra se dever”.

2- Para a própria santificação e Salvação – É inútil buscá-la por outro caminho, senão pelo cumprimento do dever. A fé sem obra não salva. O que salva é o amor de Deus, demonstrado na observância da lei. “Se alguém me ama, guardará as minhas palavras” (Jo 14, 53).

b) Dificuldade no cumprimento do dever – São muitos, difíceis e, por heroicos os deveres que o próprio estado impõe á espera que quer ser fiel ao dever da maternidade; ao casado, que deve conservar a paz e a felicidade no lar, em meio aos diversos imprevistos da vida; ao sacerdote, que deve ser cheio de sabedoria, de virtude e de celestial prudência requeridas para desempenhar os ministérios que lhe impõe a altíssima dignidade; ao jovem que deseja se  conservar-se puro entre companheiros corrompidos... Temos que cumprir com nosso dever heroicamente, se quisermos salvar-nos.

c) Necessidade da Graça para o cumprimento do dever – De acordo com a doutrina da Teologia Católica, precisamos todos, a cada passos, das graças atuais. Sem elas “não podemos começar, nem continuar, nem concluir o que se refere à vida eterna”.

1- O querer e o poder são indispensável par o cumprimento do dever para a superação das  dificuldades e dos perigos.

2- A graça de Deus torna possíveis o querer e o poder. “Deus é que dá o querer e o poder” (Fl 2, 13). “Sem mim, diz Jesus Cristo, nada podes” (Lc 15, 5).

3- E quando o dever é difícil e heroico, requer graças extraordinárias.

Jesus Cristo nos promete graças:

a) Luz ao entendimento para conhecer, não já dos deveres gerais, mas os particulares e mais difíceis, referentes ao estado de cada um;

b) Noções à vontade, para que queira e possa cumpri-los;

c) Condições e consequências;



1) Praticar a amável devoção ao Coração Divino. A devoção sincera ao Coração de Jesus será, pois o grande meio para formar homens íntegros no cumprimento total do dever.

2) Nunca como hoje fazem falta homens íntegros, insubornáveis em meio à ganância, à sensualidade ou a respeito humano.

3) É  uma devoção de enorme transcendência  social e espiritual.

4) Uma devoção é tanto mais sólida quanto mais ajuda a cumprir o dever.

“No coração de Jesus cumpre colocar todas as esperança, pedir a ele e dele esperar a salvação de todos os homens” (Leão XIII, Encíclica Annum Sacrum).


Síntese
Por Seminarista Erivaldo da Silva
3º ano de Teologia
Arquidiocese de Aracaju

Nenhum comentário: