quinta-feira, 17 de abril de 2014

SEMINARISTAS DA DIOCESE DE PROPRIÁ RECEBEM O MINISTÉRIO DE ACÓLITO E DE LEITOR

“Todo sumo sacerdote, escolhido entre os homens, é constituído para o bem dos homens nas coisas que se referem a Deus.” (Hb 5,1)







Ao sentir o chamado de Deus que brota de forma suave no coração do homem, este, sentindo-se impelido pela força do Espírito Santo, dá seu Sim de forma livre e consciente, dando início a uma caminhada para melhor discernir a vontade de Deus em sua vida. A confirmação Divina acontece a cada dia, de modo especial por meio da Igreja que acompanha os candidatos ao Sacerdócio, na pessoa do Bispo e dos Formadores.

Assim, dando mais um passo importante para a caminhada rumo ao Sacerdócio, na busca de fazer a vontade de Deus, é que quatro Seminaristas da Diocese de Propriá receberam os ministérios de Leitor e Acólito da Santa Mãe Igreja, no último dia 15 de abril.


Foi confiado o ministério de Leitor aos Seminaristas Deivide Marcklai e Ricardo Freire, para que possam através deste ministério revelar sempre mais o mistério do amor de Deus, de modo que transmitindo com fidelidade a Palavra de Deus, ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas.






A Pedro do Carmo e José Cláudio foi confiado o ministério de Acólito, para que participem de modo especial do mistério da Igreja, que tem por ápice e fonte a Eucaristia, pela qual se edifica e cresce o povo de Deus, sendo confiada a estes a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções, e também a de distribuir a sagrada Comunhão aos fiéis.




A Missa, na qual foram conferidos os ministérios a estes seminaristas, foi presidida pelo Bispo Diocesano de Propriá, sua Excelência Reverendíssima Dom Mario Rino Sivieri e concelebrada pelos padres Jânison de Sá, Cristiano dos Santos, Raimundo e Alex. Dom Mário ressaltou em sua homília a importância da fidelidade à Palavra de Deus, de modo que os sacerdotes devam sempre a exemplo de Maria ter como centro de suas vidas a cruz de Cristo. Finalizou relembrando que em seu tempo de seminário havia um padre que sempre colocava escrito em locais estratégicos que o sacerdote nunca deveria esquecer que em sua vida ele deve sempre “dar a glória a Deus, a felicidade aos outros, e o sacrifício a si próprio.” E atualizou para nossa realidade quaresmal: “A Deus o jejum, ao outro a esmola e a si próprio a oração”.





Quis a providência Divina, que junto com os Ministérios dos Seminaristas fosse comemorado o aniversário natalício de Dom Mario, que completou 72 anos de vida neste mesmo dia. Após a celebração, todos se dirigiram ao refeitório onde jantaram e comemoraram o aniversário do Bispo. Fez-se presente também neste momento de grande alegria o Arcebispo de Aracaju Dom José Palmeira Lessa, que dirigiu palavras dóceis de um verdadeiro amigo a seu irmão no episcopado.





Por Sem. Deivide Marcklai
3º ano de Teologia
Diocese de Propriá

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Visita de Dom Giovanni Crippa (Administrador Apostólico da Diocese de Estância - SE)

Ter. 15.04

Visita de Dom Giovanni Crippa (Administrador Apostólico da Diocese de Estância - SE)

Pe. Jânison de Sá, Dom Giovanni, Pe. Fagner e Padre Humberto

Agora Aracaju não é só um nome, mas um sentimento...

São com estas palavras, desde o dia 19 de março, quando o Santo Padre nomeou Dom Henrique como Bispo Diocesano de Palmares, que ele tem se despedido da Igreja de Deus que está em Aracaju. Por onde tem celebrado o povo de Deus tem mostrado quão importante foi o tempo que ele permaneceu nesta Arquidiocese, não só com a presença, mas acima de tudo com suas palavras cheias de Espírito e Verdade. 



E esta forma de gratidão do povo deixa claro que ele conseguiu tocar os corações das pessoas falando apenas de Cristo, autor e consumador da fé, no qual a nossa vida deve está alicerçada. E, não foi diferente entre o clero e nós seminaristas. Dom Henrique com seu modo paternal de ser nos ensinou que a vida do sacerdote deve está toda voltada para Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, no qual devemos ser alter Christus.




No último dia 14, celebrou a Santa Missa no Seminário Maior, onde estiveram presentes os padres: Jânison de Sá, Tony, Djavan, David, além do Diácono Adan e dos seminaristas do Propedêutico; uma celebração tranquila, com clima de despedida. Ficamos tristes por não tê-lo mais conosco, porém ficamos muito mais alegres pela Diocese de Palmares que receberá não só um pastor, mas um pai. Um pai que sabe corrigir, quando necessário, mas um pai que acima de tudo ama o rebanho que Cristo Senhor o confiou. Dom Henrique deixará saudades nas crianças, nos jovens, nos adultos, nos idosos, no clero e também em nós seminaristas.






Estaremos unidos, como Igreja que somos, à Diocese de Palmares, nas orações e na comunhão fraterna. Agradecemos a Deus por nos ter dado a oportunidade de conhecer este homo Dei. Que o mesmo Deus o conduza à Palmares e que lá, junto do rebanho do Senhor ele possa cumprir o seu ofício de governar, santificar e edificar a Igreja de Deus. 


No dia 20 de abril, às 16:30h, na Catedral Metropolitana, haverá a Celebração Eucarística na qual a Arquidiocese de Aracaju fará a Ação de Graças a Deus pelo ministério e vida de Dom Henrique Soares da Costa, como também a despedida. 



Por Seminarista Lucas Rafael
2º ano de Filosofia




sexta-feira, 11 de abril de 2014

SEMINARISTAS DA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU RECEBEM O MINISTÉRIO DE ACÓLITO E DE LEITOR DAS MÃOS DE DOM LESSA

Dando mais um passo na caminhada formativa, perseguindo o chamado de Deus, os seminaristas Alan de Jesus Andrade Valença, Wagner Silva, Adriano Andrade e Erivaldo da Silva, receberam das mãos de Dom José Palmeira Lessa os ministérios que são próprios para os candidatos à vida sacerdotal.

A celebração aconteceu no dia 4 de abril de 2014, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição às 17h30.


Na oportunidade, os seminaristas Adriano, Erivaldo (estes que estão no 3º ano de teologia) e Wagner (que cursa o 4º ano de teologia) receberam o ministério de Leitor, facultando-os a proclamação da Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas. Já o seminarista Alan, que cursa o 4º ano de teologia, recebeu o ministério de Acólito, última etapa antes da ordenação diaconal e que permite a conservação da Sagrada Eucaristia, levando o viático aos enfermos, preparando a mesa do altar nas celebrações eucarísticas e distribuindo a comunhão aos irmãos.






A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Aracaju Dom José Palmeira Lessa e contou com a concelebração do magnífico reitor, padre Jânison de Sá, do vice-reitor, padre Cristiano Santos e do diretor espiritual interno, padre Pedro Reis.

Na homilia, além de exortar aos seminaristas a importância de viver bem a quaresma, fazendo dela um momento de preparação e de mortificação do homem velho, Dom Lessa dirigiu, de modo especial, algumas palavras de incentivo e de entusiasmo para àqueles que estão recebendo os ministérios.


Por fim, Dom José Palmeira Lessa reforçou a necessidade da quaresma como preparação para viver bem o Mistério Pascal de Cristo, bem como a graça da unidade formativa das três dioceses que compõe a província eclesiástica de Aracaju: Arquidiocese de Aracaju, Diocese de Propriá e Diocese de Estância.





Por Seminarista Alan Valença
4º ano de Teologia



terça-feira, 1 de abril de 2014

Festa da Anunciação do Senhor


Alegremo-nos pelo dom da salvação!


O “sim” de Maria é a porta através da qual Deus pôde entrar no mundo

Na última terça-feira (25), Festa da Anunciação do Senhor, a comunidade do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, teve a alegria de acolher o padre Rogério da Arquidiocese de Aracaju, formado nesta casa, o qual presidiu a celebração eucarística.

Na homilia o padre nos recordou "Deus quis que Teu Filho se fizesse homem para fazer dos homens filhos de Deus”. Devemos, disse ele, “acolher a Palavra em nossa vida para testemunhá-La ao mundo. Ter cuidado para não anunciar um Cristo falso (somente a glória, somente curas, milagres e prodígios). Antes, pregar o Cristo presente desde o Antigo Testamento que culmina no Novo Testamento, que em tudo fez a vontade do Pai”.

Citando Pe. Antônio Vieira, nos seus sermões, ressaltou ainda que “João Batista e Jesus Cristo antes de pregar com palavras pregava aos olhos, com o testemunho de vida, com ações. É esse o Cristo que somos convidados a anunciar como eles mesmos pregavam, aos olhos e com testemunho de vida.”