quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pensando sobre o dia de hoje



A formação sacerdotal dos nossos tempos, fundamentada numa experiência de séculos ao longo da história, prevê para os candidatos ao sacerdócio uma autêntica integração da pessoa em todos os aspectos que constituem o seu ser, naquilo que lhe dá a dignidade de ser quem é, de ser gente, de simplesmente ser, perpassando pelo equilíbrio entre as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral. Tendo sempre como centro a pessoa de Jesus Cristo o Bom Pastor.

 Essa integração da pessoa humana acoplada ao Cristo requer disponibilidade para servir à vida em todos os aspectos que a ela se refere, solicita atenção às necessidades do ‘outro’, e pede caridosamente compromisso para que se promova uma cultura de solidariedade. Logo, faz-se necessário para melhor frutuosidade dessa formação uma boa relação com o próprio ambiente, para que a simples vivência fomente o espírito evangélico, desde as relações (inter-)pessoais até a simplória relação com o espaço físico[1].

Pensado em nossa realidade enquanto Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição (Aracaju – SE) que dispõe de um amplo espaço de terras, necessitamos e desejamos que este não seja mera área desocupada, antes devidamente aproveitada em favor de recursos para uma boa ocupação da mente, utilização dos frutos para nosso próprio consumo, uma boa estética do ambiente e demais fins. Para isso faz-se necessário uma ação conjunta entre todos os seminaristas, formadores, funcionários e você que pode nos ajudar de alguma forma nesta missão.











Dos seminaristas e funcionários, espera-se que no mínimo consigam fazer a distinção entre lixo orgânico e lixo seco para bem separá-los, ajudando assim no processo de compostagem. Dos formadores, espera-se que apoiem concretamente a causa. Lance sua ideia e colabore com sua ação!

Os primeiros passos estão sendo dados, lenta, mas progressivamente... 


Equipe: Jardim e Pomar
Membros:
Gustavo S. S. Martins, Jhon Lenon Aragão, Roberto Rosa
e colaboradores.


[1] Cf. Documento de Aparecida n. 199 e 319



Por Sem. Gustavo S. S. Martins




                                                                



Nenhum comentário: