Em sua carta, Kirill afirma: “Santidade, agradeço-o cordialmente pelas calorosas palavras de felicitações pela minha eleição como Patriarca de Moscou e de todas as Rússias; agradeço também por ter enviado à cerimônia de tomada de posse o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper”.
Obedecendo à vontade de Deus, com humildade e consciência, acrescenta Kirill, aceitei a decisão expressa pela Igreja Ortodoxa russa, de confiar-me a cruz do ministério patriarcal.
Entre as muitas tarefas do Primaz da Igreja Ortodoxa russa, afirma o novo Patriarca de Moscou, uma das prioridades é constituída pela necessidade fundamental de atestar e reconfirmar os valores do Evangelho de Cristo na sociedade contemporânea.
Estou ciente, escreve ainda em sua carta, que para isso devem contribuir o diálogo e a colaboração de todos os que são chamados cristãos.
Seguindo os ensinamentos do Patriarca Alexis II, diz Kirill, asseguro-lhe que a Igreja ortodoxa russa permanecerá imutavelmente aberta à cooperação com os que se declaram seguidores de Jesus e mantêm a visão tradicional dos conteúdos da mensagem que os cristãos devem levar ao mundo contemporâneo.
Entre os colaboradores, conclui a carta de Kirill a Bento XVI, a Igreja Católica de Roma ocupa um lugar particular, representada pela pessoa do Papa. Espero que possa haver um desenvolvimento frutuoso nas relações entre as nossas Igrejas. Desejo-lhe paz, saúde e a ajuda de Deus na sua missão. Com afeto no Senhor.
Assinado:
Kirill, Patriarca de Moscou e de todas as Rússias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário