Cidade do Vaticano, 14 fev (RV) – A assembleia plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) reunir-se-á no Vaticano, de 17 a 20 do corrente, para analisar a atual situação da formação sacerdotal nos seminários do subcontinente. Ao término da reunião, os participantes serão recebidos em audiência por Bento XVI.A assembléia será dirigida pelo presidente desse organismo vaticano, Cardeal Giovanni Battista Re, enquanto a apresentação do relatório sobre as atividades desempenhadas pela Pontifícia Comissão para a América Latina no período 2007-2009 ficará a cargo de seu vice-presidente, Dom José Octavio Ruiz Arenas, arcebispo emérito de Villavicencio, Colômbia.
Por sua vez, o cardeal-arcebispo de Guadalajara, Juan Sandoval Íñiguez, exporá o panorama de atual situação da formação sacerdotal nos seminários da América Latina – o "continente da esperança", como costumava dizer João Paulo II.
secretário da secção dos Institutos Religiosos, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom Jean-Louis Bruguès, analisará o magistério pontifício acerca da formação sacerdotal, e os cardeais Juan Luis Cipriani Thorne (arcebispo de Lima), Jorge Mario Bergoglio (arcebispo de Buenos Aires) e Jorge Liberato Urosa Savino (arcebispo de Caracas) participarão de uma mesa-redonda sobre "os pilares da formação sacerdotal e seus desafios". Dessa mesma mesa-redonda participará também o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes.
O arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, presidente do Departamento de Vocações e Ministério do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), falará dos desafios e propostas pastorais para a formação sacerdotal, à luz da conferência de Aparecida, de 2007.
O cardeal-arcebispo de Santiago, Chile, Francisco Javier Errázuriz Ossa, falará sobre a Missão Continental. A reunião se concluirá com a elaboração de recomendações pastorais e, no dia 20, encerramento dos trabalhos, os participantes serão recebidos em audiência pelo papa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário