segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

SOLENE CELEBRAÇÃO DE ACOLHIDA DE NOVOS FORMADORES!

No último dia  20, com grande júbilo, o Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, celebrou a Santa Missa no Seminário Maior, com a presença e concelebração dos padres formadores, de alguns outros padres amigos, dos seminaristas do SMNC e do Povo de Deus.
Foi um momento festivo para a nossa comunidade, uma vez que, acolheu oficialmente na Celebração Eucarística, vinte e um novos seminaristas, bem como dois novos formadores: O Rev.mo Padre Euclides Carvalho, novo Vice-Reitor, e o Rev.mo Padre Anderson Gomes, novo Ecônomo da referida Instituição. Antes da benção final, ambos os padres proferiram palavras de gratidão, de amor e entrega à Missão que Deus os confiou.
Vivenciando este momento importante na vida desta Casa de Formação, que neste ano completa seu vigésimo quinto aniversário de fundação, rogamos ao Senhor da Messe, que Ele os cumule de Sabedoria e força física e espiritual nesse novo itinerário de suas vidas.








CENTRO ACADÊMICO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO REALIZA AULA INAUGURAL DO SEMESTRE 2019/1




O Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju/SE, realizou na manhã do dia 18/02, o primeiro Ato acadêmico do ano letivo de 2019, sob a direção do Pe. Helelon Bezerra dos Anjos, Diretor Acadêmico da referida Instituição. Após a prédica de acolhida do Magnífico Reitor, Pe. Jefferson Santos Pinheiro, e do Diretor Acadêmico, o conferencista convidado, Pe. Valdes Aparecido Ferreira Lima, discorreu sobre a temática: "O Cristianismo entre crise de identidade e perspectiva de futuro", enfatizando sobretudo, que na hodiernidade como em outros tempos, o homem busca preencher-se, buscar algo além, e este desejo, acontece frente ao descrédito à ideia de uma divindade, como fora teorizado por pensadores modernos como Feuerbach, Nietzsche e Freud e outros, que por meio de suas filosofias, buscaram aniquilar aquilo que é mais íntimo ao homem do que ele mesmo. Este descrédito do homem é, também, fruto de uma auto-reflexão, que ao se deparar com as atrocidades dos atos humanos, vê-se desacreditado também com o reino dos homens. O homem moderno seria então, um descrente da divindade e dos homens. 


Mergulhados em complexa realidade, o homem ao buscar respostas frente às suas indagações e de encontrar meios para poder se saciar, acaba desembocando numa falta de direcionamento, de vasto funcionalismo e no consumismo. Neste sentido, a experiencia religiosa hoje, aproxima-se das necessidades pessoais, ou se prendendo a um radicalismo que tocam os extremos, ou ainda  do sentimentalismo, sendo que, tais situações descaracterizam a verdadeira experiência da Fé Cristã. 
Por sua vez, o objetivo do cristianismo é o anúncio querigmático a seus fiéis, que são os destinatários da mensagem do Evangelho. O Anúncio do Evangelho, do seu Conteúdo salvífico, deve sempre acontecer em comunhão com a Tradição e o Magistério da Igreja, que é o Norte da Igreja de Cristo. A transmissão da Tradição que recebemos dos Apóstolos está contida no Depósito da Fé, e a mesma deve ser conservada em toda sua integridade, sem nada acrescentar em seu Conteúdo, embora, no que se refere à forma de transmissão de sua mensagem, em tempos pós-modernos, deve-se existir uma atualização para que seja comunicado aos homens do hoje de nossa história, a mensagem da Boa Nova de Jesus. Para Conservar a Tradição, a Fé, aquilo que recebemos do Depositum Fidei, e atualizar a forma de transmissão, bem como sua compreensão,  temos como garantia divina, as instruções do Romano Pontífice e o Magistério da Santa Igreja.  Por fim, o Pe. Valdes Aparecido agradeceu ao convite desta Instituição e afirmou: "É necessário esforçarmo-nos para que possamos manter a verdadeira identidade Cristã". O evento foi apreciado pelo corpo docente e discente, que no mesmo dia inciaram às atividades acadêmicas do ano letivo. 

texto: Sem. Cristyano Alves e Sem. Thiago Menezes.
fotos: Sem. José Valdo.
               




Pe. Msc. Valdes, professor conferencista





































domingo, 17 de fevereiro de 2019

RETORNO ÀS ATIVIDADES E RETIRO

            No último dia 11 de fevereiro, os seminaristas das 5 dioceses que compõem o nosso seminário (Aracaju, Estância, Propriá, Itabuna-BA e Grajaú- MA) retomaram ao seminário Maior Nossa Senhora da Conceição para dar continuidade ao processo formativo rumo ao sacerdócio. No final da tarde houve a Santa Missa de acolhida presidida pelo Magnífico Reitor Pe. Jefferson Santos Pinheiro, e concelebrada pelos padres: Euclides (Vice-reitor), Helelon (Diretor Acadêmico), Pedro Vidal (Diretor Espiritual), Edilvan Nascimento (Paróco do Marcos Freire 3), bem como a presença dos diáconos transitórios- Tito Lívio, José Adielmo, João Antônio e Manoel Messias, no qual aproveitaram o ensejo para transmitir o convite para a ordenação sacerdotal, os mesmos foram formados no seminário de Aracaju (Teologia). Na homilia o magnífico reitor expressou a alegria de poder responder ao chamado de Deus naquilo que é projeto para cada um dos seminaristas. O seminário conta atualmente com 58 seminaristas. 
                 


Pe. Helelon (Diretor Acadêmico), Pe. Euclides (Vice-reitor), Pe. Jefferson (Reitor), Pe. Pedro Vidal (Diretor Espiritual) e Pe. Edilvan Nascimento (Pároco do Marcos Freire 3).

     Já nos dias 12 à 14 do corrente mês, fora realizado o retiro para iniciar o processo formativo do seminário, aconteceu no convento São Francisco em São Cristóvão-SE, e teve como pregador o Pe. Valmir da Diocese de Estância que com seu carinho e alegria expressou o valor da santidade na vivência da vida cristã e no ministério sacerdotal. Por providência divina o retiro tomou outro percurso inspirado pelo Espírito Santo, o Pe. Euclides refletiu sobre a experiência de Deus, com a leitura das Sagradas Escrituras e o valor da Eucaristia como base para o ser cristão. Foram momentos de graça e amor para todos os seminaristas que ansiosos esperam o início de mais uma etapa rumo ao sacerdócio. 
       




No próximo dia 18 de fevereiro acontecerá a aula inaugural, às 10h30min na sala de conferência do Seminário. 

Texto: Seminarista Fabrício Rodrigues
Fotos: Seminarista Fabrício Rodrigues e Mateus Conceição 

AULA INAUGURAL 2019