CENTRO ACADÊMICO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO REALIZA AULA INAUGURAL DO SEMESTRE 2019/1
O Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju/SE, realizou na manhã do dia 18/02, o primeiro Ato acadêmico do ano letivo de 2019, sob a direção do Pe. Helelon Bezerra dos Anjos, Diretor Acadêmico da referida Instituição. Após a prédica de acolhida do Magnífico Reitor, Pe. Jefferson Santos Pinheiro, e do Diretor Acadêmico, o conferencista convidado, Pe. Valdes Aparecido Ferreira Lima, discorreu sobre a temática: "O Cristianismo entre crise de identidade e perspectiva de futuro", enfatizando sobretudo, que na hodiernidade como em outros tempos, o homem busca preencher-se, buscar algo além, e este desejo, acontece frente ao descrédito à ideia de uma divindade, como fora teorizado por pensadores modernos como Feuerbach, Nietzsche e Freud e outros, que por meio de suas filosofias, buscaram aniquilar aquilo que é mais íntimo ao homem do que ele mesmo. Este descrédito do homem é, também, fruto de uma auto-reflexão, que ao se deparar com as atrocidades dos atos humanos, vê-se desacreditado também com o reino dos homens. O homem moderno seria então, um descrente da divindade e dos homens.
Mergulhados em complexa realidade, o homem ao buscar respostas frente às suas indagações e de encontrar meios para poder se saciar, acaba desembocando numa falta de direcionamento, de vasto funcionalismo e no consumismo. Neste sentido, a experiencia religiosa hoje, aproxima-se das necessidades pessoais, ou se prendendo a um radicalismo que tocam os extremos, ou ainda do sentimentalismo, sendo que, tais situações descaracterizam a verdadeira experiência da Fé Cristã.
Por sua vez, o objetivo do cristianismo é o anúncio querigmático a seus fiéis, que são os destinatários da mensagem do Evangelho. O Anúncio do Evangelho, do seu Conteúdo salvífico, deve sempre acontecer em comunhão com a Tradição e o Magistério da Igreja, que é o Norte da Igreja de Cristo. A transmissão da Tradição que recebemos dos Apóstolos está contida no Depósito da Fé, e a mesma deve ser conservada em toda sua integridade, sem nada acrescentar em seu Conteúdo, embora, no que se refere à forma de transmissão de sua mensagem, em tempos pós-modernos, deve-se existir uma atualização para que seja comunicado aos homens do hoje de nossa história, a mensagem da Boa Nova de Jesus. Para Conservar a Tradição, a Fé, aquilo que recebemos do Depositum Fidei, e atualizar a forma de transmissão, bem como sua compreensão, temos como garantia divina, as instruções do Romano Pontífice e o Magistério da Santa Igreja. Por fim, o Pe. Valdes Aparecido agradeceu ao convite desta Instituição e afirmou: "É necessário esforçarmo-nos para que possamos manter a verdadeira identidade Cristã". O evento foi apreciado pelo corpo docente e discente, que no mesmo dia inciaram às atividades acadêmicas do ano letivo.
texto: Sem. Cristyano Alves e Sem. Thiago Menezes.
fotos: Sem. José Valdo.
|
Pe. Msc. Valdes, professor conferencista |