quinta-feira, 24 de novembro de 2016

ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL 2016

     

A Arquidiocese de Aracaju se prepara para a realização da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral para os anos de 2017 a 2019. Este evento acontecerá no auditório do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição nos dias 25 e 26 de Novembro.
Uma equipe coordenada pelo Arcebispo Coadjutor já vem trabalhando durante este ano em preparação para este grande dia celebrativo para a Arquidiocese de Aracaju. 
     Pedimos que todo povo de Deus se unam a nós em oração para que esta Assembleia possa produzir os frutos necessários para continuarmos nossa missão evangelizadora. 

Confira abaixo o fruto desses trabalhos preparatórios:


Passos para a construção do Plano Pastoral da Arquidiocese de Aracaju

A Arquidiocese de Aracaju renova seu compromisso de:
 Evangelizar a partir da pessoa de Jesus Cristo, por meio da escuta à Palavra de Deus sob a luz do Espírito Santo, para que olhando as necessidades das periferias geográficas e existenciais em nossa Arquidiocese, possamos dar testemunho de conversão e assumirmos com entusiasmo e compromisso nossa missão de discípulos missionários do Mestre Jesus, com as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição.
           
O ato de planejar é algo intrínseco ao homem, faz parte da sua realidade. Desde o acordar até o nosso repouso, traçamos: metas, planos, objetivos, ideais, etc. Planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. O planejamento auxilia na orientação, organização e concretização daquilo que se desejar alcançar e é esse o desejo da Igreja particular de Aracaju. Esse breve histórico, tem por objetivo apresentar os passos que foram dados para a construção do plano pastoral da Arquidiocese de Aracaju para os anos de 2017 a 2019, tendo presente o desejo e preocupação dos bispos em construir em plano que esteja em plena comunhão com as urgências abordadas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019, utilizando-se do método VER, JULGAR E AGIR.

Inicialmente, os bispos (Dom Lessa e Dom João) escolheram uma equipe de coordenação do Plano de Pastoral. Essa comissão fora formada de forma mista, visando as diferentes vocações dentro do seio da Igreja.

Membros da equipe de coordenação:
u  Enrica Minini (Leiga)
u  Terezinha Rezende (Leiga)
u  Ir. Cleonice
u  Ir.Gilvânia
u  Diác. Antônio Costa
u  Diác. José Lima
u  Pe. Francisco (Verbo Divino)
u  Frei Deneval
u  Pe. Helelon
u  Pe. Videlson
u  Pe. Rogério
u  Pe.Jânison
u  Pe. Edivaldo

Após formar a comissão central, chegou o momento de desenvolver as atividades referentes para a construção desse plano. Sabe-se que até chegar a exposição do protótipo desse plano nessa assembleia, demandou tempo e trabalho. Por isso, veremos que vários foram os métodos utilizados para construir o plano, a saber: formações, reuniões, questionários e agora uma assembleia. Sendo assim, vejamos os passos dados até esse momento:

Reuniões:
u  I- ENCONTRO (23 de março)
Aos 23 de março do ano corrente às 9h, realizou-se a primeira reunião, na ocasião Dom João externa sua alegria e gratidão pelo SIM generoso de cada um e explica o trabalho e perspectivas desejadas para essa comissão. Na ocasião, o Pe. Jânison foi convidado para apresentar algumas perspectivas desse trabalho rumo a construção do Plano Pastoral, a saber:
Esse plano pastoral utilizará como base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 como princípios norteadores para construção desse trabalho, tendo como base o VER, JULGAR E AGIR.
Nessa perspectiva, afirmou: “(...) as Dioceses são motivadas a construírem seus processos de Planejamento Pastoral em sintonia com a sua realidade.” Posteriormente, fez uma explanação explicando detalhadamente o que é: planejamento, plano e cronograma. Ressaltou que ter presente essa diferença é muito importante para o desenvolvimento dos trabalhos, além de afirmar que precisamos saber o que “não queremos” para a construção desse plano.
Nessa reunião, ficou prevista uma outra data onde se reuniriam para dar continuidade aos trabalhos. Tendo em vista o encontro que seria realizado dia 10 de maio, fora colocada a proposta de convidar para assessorar esse encontro o Pe. Joel Portella, sobre ele sabemos que foi:
→ Coordenador de Pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro;
→ Professor de Teologia Pastoral da PUC-RJ;
→ Membro da Comissão redatora das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para Igreja no Brasil;


II- ENCONTRO (10 de maio)

Como fora almejado, esse encontro foi assessorado pelo Pe. Joel Portella. Nesse encontro, fora convidado para participar um representante por paróquia. Inicialmente, motivou-se os participantes para a pertinência da construção desse planejamento; Apresentou-se as urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a saber:

1.      Igreja em estado permanente de missão;
2. Igreja: casa de iniciação à vida Cristã;
3. Igreja: lugar da animação bíblica da vida e da pastoral;
4. Igreja: comunidade de comunidades;
5. Igreja a serviço da vida plena para todos;
u  É pertinente ressaltar, que faltaram 30% das paróquias;

III- ENCONTRO (11 de maio)
Aos 11 do mês de maio, realizou-se uma reunião com a comissão coordenadora do Plano Pastoral. Essa reunião tinha como finalidade elaborar o QUESTIONÁRIO que seria enviado para as paróquias. E justamente com o questionário foi enviada uma carta, motivando a contribuição das paróquias para a construção desse trabalho, vejamos um trecho da carta:
“Somos membros de uma só Igreja, porém com diversidades a partir de cada realidade local. Buscamos a unidade que nos permite partilha, intercâmbio e socorro mútuo.  E acima de tudo, queremos construir a unidade a fim de que o mundo creia, como disse Jesus (Cf. Jo 17,21). É motivador sentir-se parte de um projeto que envolve toda a Igreja de Aracaju.”
(Fragmento da Carta enviada juntamente com o questionário, assinada por Dom João José Costa, Arcebispo Coadjutor de Aracaju)

Destacamos alguns pontos do QUESTIONÁRIO:
u  REVISÃO PLANO PASTORAL DA ARQUIDIOCESE 2015/2016;
u  CENTRALIDADE DA PESSOA DE JESUS CRISTO;
u  CONHECER A REALIDADE DO TERRITÓRIO PAROQUIAL;
u  IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO;
u  IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ;
u  IGREJA: LUGAR DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL;
u  IGREJA:COMUNIDADE de COMUNIDADES;
u   IGREJA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS;
u  ANEXOS;

IV- ENCONTRO (08 de junho)
Esse foi realizado de forma extraordinário para as paróquias que não tinham enviado representantes nos encontros antecedentes.A oração inicial foi presidida por Dom João e o Pe. Jânison fez o repasse (com a finalidade de mantê-los em comunhão com a construção do plano) daquilo que estava sendo trabalhado.

V- ENCONTRO (Extraordinário) 16 de julho
            Esse encontro foi realizado em 16 de julho, realizado por Dom Lessa e Dom João e tinha por finalidade: Encontra-se com as 8 paróquias que faltaram a 2ª chamada.

VI- ENCONTRO (23,26,28 de julho)
Realizou-se nos dias 23, 26,28 de julho e tinha por finalidade fazer uma síntese dos questionários que foram devolvidos, devidamente respondidos.

VII-ENCONTRO (3 de agosto)
Esse foi a II reunião com um representante por paróquia, trabalhou-se oVER-ILUMINAR-AGIR: Apresentação da VER, a partir, dos questionários. Essa apresentação foi feita pelos próprios membros da Comissão;

VIII- ENCONTRO (19 de agosto)
Realizou-se uma reunião da comissão, decidiram deixar odiácono José Lima como responsável para fazer a síntese da dimensão do VER. Ao Pe. Videlson, foi pedido para refazer o texto mártir do ILUMINAR, tendo por base o texto de AT 2, 42-47;  São Lucas nos diz que a comunidade cristã de Jerusalém era perseverante:
1. No ensinamento dos Apóstolos;
2. Na comunhão fraterna;
3. Na fração do pão;
4. Nas orações.
São quatro colunas que sustentam a casa que é construída sobre a perseverança, o seu alicerce. Esta casa é a comunidade de fé.

IX- ENCONTRO (10 de setembro)
Nesse encontro, apresentou-se O VER e foram feitos cortes e acréscimos, e posteriormente, reuniram-se para construir comunitariamente o ILUMINAR;

X- ENCONTRO (27 de setembro)
Nesse encontro, apresentou-se o ILUMINAR com as correções.

XI- ENCONTRO (19 de outubro)


Essa foi a III- Reunião com todos (Leigos, padres, membros da comissão), tendo como assessor o Pe. José Carlos Pereira, eis um pouco da sua biografia:
José Carlos Pereira é padre passionista, teólogo pastoralista, com doutorado em Sociologia pela PUC/SP. É autor de mais de 45 livros, em diversas áreas. É membro do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (NURES), do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP; é articulista da Revista Paróquias & Casas Religiosas, da qual também faz parte do Conselho de conteúdo e participou das pesquisas do CERIS (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais), fazendo a análise sociológica das suas últimas pesquisas sobre a realidade do clero brasileiro. É assessor do CCM (Centro Cultural Missionário), de Brasília/DF, organismo da CNBB e ministra cursos e palestras em paróquias e dioceses do Brasil.
Posteriormente, seguiu-se com o acesso ao texto do VER e ILUMINAR para todos os grupos (aberto para contribuições). No período da tarde, foi introduzido o AGIR (cinco grupos de trabalho, refletindo a partir das cinco urgências)

XII- ENCONTRO (3 de novembro)
Reunião da Comissão com Dom João, ampliou-se a comissão para o AGIR e fizeram uma revisão dos projetos: Objetivos Gerais e Específicos à luz das urgências das Diretrizes gerais.
Em síntese:

Esse plano visa ter um caráter participativo, contando com a participação de todos para uma maior abrangência e proximidade com a nossa realidade. Por isso, desde o início essa foi uma preocupação dos Bispos e da Comissão.

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