sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SEMINARISTAS DA DIOCESE DE ESTÂNCIA RECEBEM LEITORATO

Na última sexta-feira, dia 30 de setembro de 2016, os seminaristas da Diocese de Estância recebem o ministério de leitores do seu bispo Dom  Geovanni Crippa. São estes: Adielmo, João Antônio, José Tito Lívo, Mário, Messias. Segue abaixo uma reflexão do seminarista Messias sobre esse ministério.


O MINISTÉRIO DOS LEITORES


Depois de sua ressurreição, o Senhor confiou à sua Igreja, alicerçada nos apóstolos, a missão de anunciar o Evangelho da salvação: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt 28,19).  Daqui nasce o múnus de ensinar da Igreja. Devido as necessidade, para colaborar nesse múnus ele instituiu o ministério dos leitores. O leitor instituído recebe dela, de modo oficial, a missão de proclamar a palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, de instruir na fé as crianças e os adultos, a fim de que recebam dignamente os sacramentos, e de anunciar a boa nova de Jesus Cristo aos que não a conhecem (cf. Homilia do Pontifical Romano para o rito de instituição de leitores). Depois do Concílio Vaticano II, assim como na Igreja primitiva, o ministério de leitor pode ser conferido também aos fiéis leigos. Porém, permanece necessário à aqueles que receberão as Ordens Sacras (cf, CIC, cân. 1035).
 Os candidatos ao sacramento da Ordem o recebem porque são chamados a serem pastores do povo de Deus, a fazerem parte do mistério profético do sacerdócio ministerial. Assim, o leitorado na vida desses candidatos se reveste de um significado específico, porque já os preparam para assumirem de forma particular, por meio da ordenação, a missão de ensinar e anunciar à todos a Palavra de Deus, que é Luz e Verdade para a vida do mundo. Por isso, mais do que ninguém, os candidatos ao sacerdócio precisam ter um conhecimento amoroso e uma familiaridade com a Palavra de Deus, a fim de que possam, antes de tudo, encarna-la em suas vidas tornando-se verdadeiramente homens da Palavra. (cf. Pastore dabo vobis, n° 47). 

CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO:










sábado, 24 de setembro de 2016

SEMINARISTAS CELEBRAM OS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO


           Na última sexta-feira, dia 23 de setembro de 2016, os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição celebraram fraternalmente os aniversariantes do mês. Nesse mês celebra nova idade os seminaristas: José Carlos, José Fernandes, Aécio Cruz, Danilo, Fabrício Lopes, Antônio, Adenilson, Ediel, Alex.


Na ocasião, o seminarista Thiago Barbosa dirigiu algumas palavras àqueles que estão de idade nova, onde falava do dom da vida e da importância daquele momento na vida dos aniversariantes e da nossa comunidade.

QUE NOSSO SENHOR CONTINUE ABENÇOANDO A VIDA DOS NOSSOS SEMINARISTAS.

Confira algumas fotos:





sexta-feira, 23 de setembro de 2016

SEMINÁRIO RECEBE PARTE DO ACERVO PESSOAL DE DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE, ARCEBISPO EMÉRITO.

O Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, recebeu com uma dádiva no dia 23 de setembro de 2016, parte do acervo da biblioteca particular do arcebispo emérito da Arquidiocese de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte. Esses livros se encontravam no Instituto Dom Luciano Duarte, foram doadas diversas obras de: filosofia, teologia, psicologia, entre outras aéreas do saber.
Quem foi Dom Luciano? “Com o falecimento de Dom José Vicente Távora, em 1970, Dom Luciano José Cabral Duarte, que já exercia as funções de Bispo Auxiliar, foi nomeado pelo Papa Paulo VI, o 2º Arcebispo Metropolitano de Aracaju. Ainda como Bispo Auxiliar de Aracaju, na condição de Diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, como membro do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, especificamente como Presidente da Câmara de Ensino Médio e Superior, e, posteriormente, como membro atuante do Conselho Federal de Educação, notabilizou-se pela maneira como se empenhou pela criação da Universidade Federal de Sergipe. Sua presença atuante foi deveras marcante para o advento da Universidade, inclusive incorporando-lhe a Faculdade Católica de Filosofia, a Faculdade de Serviço Social e o Colégio de Aplicação, este último por ele mesmo fundado. Como Arcebispo realizou diversas atividades, a saber: Incrementou o cultivo das vocações sacerdotais; Fundou o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em consonância com os outros bispos da província; Criou várias paróquias na Capital e no interior; Ordenou vários sacerdotes; Lutou pelos direitos da empregadas domésticas em Sergipe e no Brasil; Fundou um centro para recuperação de mulheres marginalizadas; Fundou o museu de arte sacra, entre outras atividades.”
O Seminário Maior, externa sua gratidão a senhora Carmen Duarte (irmã de Dom Luciano), por ofertar parte desse precioso e histórico acervo de uma figura singular na história da Igreja e do Estado de Sergipe. O nosso seminário conta com uma vasta biblioteca, porém, essas obras estarão em uma sala reservada, para uma maior preservação.

Fonte: Livro Presença Participativa da Igreja Católica nos 150 anos de Aracaju – Monsenhor José Carvalho.

Confira mais fotos:





VISITA CANÔNICA E POSSE DO NOVO ECÔNOMO

O Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, realizou entre os dias 19 a 22 de Outubro a visita canônica ao Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Esta visita acontece anualmente e consiste num momento em que o Arcebispo passa alguns dias no Seminário para estar mais próximo dos seminaristas, rezando e partilhando a fé com eles. É o momento também pelo qual o Arcebispo utiliza para pastorear como está o andamento das atividades na casa de formação. 
 Na oportunidade, rezou a missa da quinta-feira da XXV semana do Tempo Comum, na qual deu posse ao Padre Arnaldo Oliveira Santos como novo ecônomo do Seminário Maior. Abaixo algumas fotos da Santa Missa: 















segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PEREGRINAÇÃO VOCACIONAL AO SANTUÁRIO DE DIVINA PASTORA


Nesse último domingo dia 18 de setembro de 2016, inspirados pelo Ano Santo da Misericórdia, vocacionados e vocacionadas à vida religiosa e sacerdotal da Província Eclesiástica de Aracaju (Arquidiocese de Aracaju, Diocese de Própria, Diocese de Estância), participaram de uma Caminhada Vocacional ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, declarado como Santuário da Misericórdia nesse Ano Santo, o qual fica localizado na cidade de Divina Pastora-SE. Além desses, se fizeram presente: jovens e fiéis da cidade de Pirambú-SE (Diocese de Propriá), Cedro de São João-SE (Diocese de Propriá) e o Movimento Serra Clube.


Essa caminhada à Porta Santa foi uma resposta ao apelo do Papa Francisco, nesse Ano Santo: “A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada. Também para chegar à Porta Santa, tanto em Roma como em cada um dos outros lugares, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é conosco.” (Misericordiae Vultus).
Deu-se início a peregrinação na cidade de Riachuelo-SE, como um momento oracional. Durante a caminhada todos entoavam louvores, além da oração e meditação do santo terço e da via-sacra. Ao chegar no Santuário todos passaram pela Porta Santa, e posteriormente, participaram da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Palmeira Lessa e concelebrada por alguns sacerdotes, dentre eles: Pe. Jânison (Reitor do Seminário Maior), Pe. Alan (Reitor do Seminário Menor de Aracaju), Pe. Fagner (Reitor do Seminário Menor de Estância), entre outros sacerdotes. Na homilia, o arcebispo ressaltou a importância desse momento na vida vocacional e da nossa realidade enquanto peregrinos à pátria celeste.
Encerrou-se esse momento com os agradecimentos da parte do Reitor do Seminário Menor (Pe. Alan) e do Reitor do Santuário de Divina Pastora (Pe. Helelon) por esse momento de graça e pela participação de todos.
Confira abaixo algumas fotos da peregrinação: 









VI SHOW PROFETAS QUE CANTAM



Aconteceu no último sábado, dia 17 de Setembro, a 6ª edição do show PROFETAS QUE CANTAM. 
Este evento é realizado anualmente pelo nosso seminário cujo objetivo é proporcionar aos fiéis momentos de oração, louvor e evangelização. Este evento também é um momento em que o povo de Deus visita nosso seminário e contribuem para a manutenção de nossa casa de formação.

A programação contou com a Santa Missa e logo em seguida deu-se início às apresentações musicais com as seguintes atrações: CORAL DO SEMINÁRIO MAIOR, PADRE BOSCO, PADRE FERNANDO ÁVILA, PADRE GENIVALDO DOS SANTOS, PADRE EUGÊNIO, PADRE PEIXOTO, PADRE FABIANO, PADRE GENIVALDO GARCIA, PADRE ADEILSON CARLOS. 

O nosso evento foi um sucesso. Confira abaixo algumas fotos: