terça-feira, 23 de abril de 2013

III BINGO SHOW DO SEMINÁRIO MAIOR NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Aconteceu no último dia 20 de abril de 2013, o III Bingo Show do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. O grandioso evento foi realizado às 18h, com a Santa Missa na capela do Seminário e, depois, às 19h30, com o Bingo e com show do Trio pé de Serra Jasânam. Houve grande participação do público local e de amigos e amigas do seminário espalhados em todo Estado. 
Seminaristas, sacerdotes e fiéis leigos trabalharam para a execução do Show Bingo e o sucesso do evento foi perceptível. Ficou translúcida a cooperação de todos e o empenho daqueles que trabalharam, bem como ficou evidente a empolgação do público com os prêmios e com a animação da música do Trio de forró pé de serra. 
Por fim, é necessário ressaltar que o principal objetivo do Bingo Show é o encontro daqueles que rezam, torcem, animam e acreditam no Seminário como casa de formação; a arrecadação de fundos vem por consequência, visto que também é preciso, para o sustento dos seminaristas até o fim do seu período de formação. 

Como nasceu o Jogo do bingo? 
Quanto ao jogo do bingo é de origem italiana, ou melhor, na política italiana, pois, no final da Idade Média, na cidade de Gênova, no nordeste da Itália, havia o costume de se substituírem periodicamente os membros dos conselhos políticos locais por meio de sorteios. Os nomes eram colocados em bolas, que eram retiradas de uma a uma. Inspirada nessa tradição nasceu, por volta de 1530, uma espécie de loteria, realizada aos sábados, chamada de Lo Gioco Del Lotto. O bingo que conhecemos hoje é uma evolução desse jogo que, ao longo dos séculos, espalhou-se por outros países da Europa e, mais tarde, pela América. A profissionalização do bingo como um negócio lucrativo, porém, é coisa do século XX. E o empurrão para a coisa pegar veio dos EUA, onde teve início a mania de usar o bingo para arrecadar fundos, principalmente para obras religiosas. 

SEGUEM AS FOTOS:

















Texto: Alan Valença
Fotos: João Carlos

segunda-feira, 8 de abril de 2013

SEMINÁRIO MENOR DA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU COMEMORA 100 ANOS

Na manhã desse sábado, 6,o Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa presidiu a celebração da Missa em ação de Graças pelas comemorações do centenário do Seminário Menor da Arquidiocese de Aracaju, o Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus, fundado pelo 1º Bispo de Aracaju, Dom José Thomaz Gomes da Silva. Vários sacerdotes, religiosos, religiosas, pastorais, movimentos,comunidades, amigos e representantes do Serra Clube que trabalha as campanhas das vocações sacerdotais participaram da celebração. 
O Bispo Auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa foi o responsável pela homilia, e destacou o trabalho que foi feito pelo Seminário Menor no preparação de novos sacerdotes para Igreja, nesses cem anos de existência. O Padre Djavan Ribeiro, atual Reitor do Seminário, fez um breve histórico da Instituição lembrando os nomes de Dom José Thomaz e de todos os Bispos que passaram pela Arquidiocese nesses anos todos. Ele agradeceu a Deus, em nome de vários sacerdotes que começaram a caminhada vocacional no Seminário Propedêutico, e também a Dom Lessa pela confiança depositada em seu trabalho. Após a Missa, todos participaram de um almoço de confraternização. 

FOTOS:













Texto e Fotos: Rosalvo Nogueira -DRT/445/SE
Extraído: arquidiocesedearacaju.org

DOM MÁRIO RINO SIVIERI CELEBRA MISSA NO SEMINÁRIO MAIOR E INSTITUI MINSTÉRIOS

No dia 5 de abril de 2013, às 17h30, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, realizou-se a Missa de instituição dos ministérios de Leitor e Acólito. No dia anterior, Dom José Palmeira Lessa instituiu os ministérios de Leitor e Acólito aos seminaristas da Arquidiocese de Aracaju. Desta vez, foi a vez de sua Excelência Reverendíssima, Dom Mário Rino Sivieri, bispo da Diocese de Própria, instituir seus seminaristas. Ei-los: José Claúdio dos Santos e Pedro do Carmo dos Santos, para o ministério de Leitor e Clenisson da Silva Ferreira e Rodomarques Rodrigues para o ministério de Acólito. 
A Santa Missa foi concelebrada pelo Magnífico Reitor do Seminário Maior, padre Jânison de Sá. Também, se fizeram presentes os diáconos Eugênio dos Santos e Adan Maurício, bem como os seminaristas maiores, familiares e amigos dos seminaristas instituídos. 
 Por fim, aproveitando a ocasião, depois da Santa Celebração, Dom Mário abençoou o altar e a nova capela do 2º andar do prédio dormitório, para que os seminaristas possam ter mais próximo um local de encontro com o Jesus Eucarístico. 

FOTOS:
















Texto e fotos: Alan Valença

DOM JOSÉ PALMEIRA LESSA INSTITUI OS MINISTÉRIOS DE LEITOR E ACÓLITO NO SEMINÁRIO MAIOR

Aconteceu no dia 4 de abril de 2013, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, às 17h, a instituição dos ministérios de Leitor e Acólito aos seminaristas que cursam a teologia. 
A Celebração Eucarística fora presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, concelebrada pelo bispo de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes de Matos, pelo Magnífico Reitor do Seminário Maior, Padre Jânison de Sá Santos, pelo Magnífico Reitor do Seminário Propedêutico, padre Djavan Ribeiro e pelos sacerdotes amigos: padre Valdemir Vicente, padre Ronaldo Rodrigues, padre Luiz, padre Juarez e pelo padre Bosco. Além disso, a Santa Missa teve a presença dos Diáconos Adan Maurício e Eugênio, bem como dos seminaristas propedêuticos, dos seminaristas maiores, dos amigos e dos familiares.
Os seminaristas que receberam o ministério de Leitor foram: Alan de Jesus Andrade Valença, do 3º ano de teologia e Edivaldo Santana, do 4º ano de teologia. Já os que receberam o ministério de acólito foram todos do 4º ano de teologia: Carlos Alberto Barros, Carlos Henrique dos Santos, Everson Fontes e David Ângelo.
Por fim, encerrando o dia festivo, ocorreu um jantar solene, onde foi feita alusão aos 100 anos do Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus.

Fotos:















Texto: Alan Valença
Fotos: João Carlos