Durante a vida passamos por momentos marcantes que, com certeza, ficam para a nossa memória e para a memória de todos aqueles que puderam participar. Um destes momentos é a formatura, um rito de passagem, mas também uma conclusão de um processo na vida acadêmica.
O Seminário Maior vivenciou esse momento no dia 26 de novembro, de maneira especial os seminaristas: RafaelArcanjo, Ricardo Freire, Adriano Andrade, Wallas de Oliveira, Deivide Marcklai, Dennyson Malaquias, Erivaldo Silva e Gustavo Santos. Todos estes sentiram a sensação de dever cumprido e de mais uma etapa finalizada não só na dimensão acadêmica, mas na vida seminarística, pois iniciarão os estudos teológicos.
Depois de uma semana de reflexões teológicas e filosóficas e defesas monográficas, os alunos do terceiro ano de filosofia celebraram a formatura. Iniciou-se com a Santa Missa, momento chave e mais importante, visto que todos renderam graças a Deus por tantos frutos dele recebidos.
A Celebração Eucarística foi presidida por sua Excelência reverendíssima Dom José Palmeira Lessa e concelebrada pelos padres formadores da casa, o magnífico reitor padre Jânison de Sá Santos, o Diretor Acadêmico padre José Genivaldo Garcia, o vice-reitor padre Anderson Pina, os padre amigos: Bernadino e Flaviano, que são padres da Paróquia São Marcos Evangelista, no conjunto Marcos Freire II e o padre Márcio, que representou Dom Mário Rino Sivieri, bispo da diocese de Propriá.
Após este momento ímpar, sobreveio a solene colação de grau dos formandos. O professor Ginaldo e a professora Rosecleide conduziram a cerimônia com a composição da mesa e a entrada dos formandos, cada qual com a sua madrinha e fundo musical. Depois foi entoado o Hino Nacional Brasileiro.
O Diretor Acadêmico, padre José Genivaldo Garcia, manifestou a sua palavra de agradecimento e de ação de graças por aquele momento. Dennyson Malaquias requereu o grau diante do magnífico reitor, em seguida, Wallas Oliveira realizou o juramento. A paraninfa, professora Resecleide, proferiu a sua palavra, falando do privilégio de ser escolhida para tal título e homenagem. Os formandos receberam os diplomas diante de muitos aplausos e fotos, fazendo daquele momento único em suas vidas. Gustavo Santos realizou seu discurso, em nome da turma, falando do processo de crescimento de todos e das dificuldades encontradas durante o tempo de formação. A entrega das homenagens foi conduzida por Deivide Marcklai e Adriano Andrade, ofertando aos professores réplicas da placa de formatura como gesto de gratidão por tantos anos de dedicação.
Entrando na etapa final da colação de grau, o magnífico reitor padre Jânison, proferiu seu discurso falando da importância da formatura e o significado deste momento para a formação dos seminaristas. Em seguida, a professora Patricia Batista realizou um discurso de agradecimento pela homenagem de colocar o nome dela na turma. Dom José Palmeira Lessa finalizou a solenidade com suas palavras de motivação.
Para coroar a noite festiva, os formados ofereceram uma grandiosa festa com show ao vivo, proporcionando um momento de confraternização e comemoração por tudo o que foi vivido.
SEGUEM-SE AS IMAGENS DA FORMATURA DE 2011:
Seminarista Alan Valença