sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Retiro semestral, em São Cristóvão - SE.



O segundo retiro semestral do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição ocorreu em São Cristóvão - SE, no Convento São Francisco. Os seminaristas deram início as atividades oracionais no último dia 29, concluindo-as hoje (01). O padre Genivaldo dos Santos pregou todo o retiro, ele pertence a Diocese de Estância e é Pároco da Paróquia Santa Luzia, na cidade de Santa Luzia do Itanhy - SE.



As pregações anunciaram a dimensão do desafio ao qual somos chamados por meio da vivência vocacional. Desafio que não se iguala a tantos outros, mas que se particulariza graças à assistência de Deus, tornando-se uma verdadeira caminhada de amor.




Já no primeiro dia, o Padre Genivaldo exortou a todos sobre a fundamental importância da busca de Deus em todos os momentos vividos no Seminário, lembrando o papel basilar do seminarista quando na significação de cada atividade seminarística. Significação que ultrapassa, mas não anula, qualquer esforço humano, quando enraizada no mandamento de amor de Jesus.




A pregação também indicou o Seminário como um lugar querido por Deus e pela Igreja para formação dos seus futuros padres, mas não se esquivou de admitir as dificuldades encontradas pelo formando ao longo do seu itinerário vocacional. Entretanto, destacou que acima de qualquer consideração acerca do empreender vocacional, está a certeza do Amor particular de Deus por cada vocacionado.

O pregador foi incisivo quando na lembrança das “terras nocivas”, alusão aos maus caminhos tomados por muitos ao longo da história da salvação. Lembrando Abraão, Moisés e outros do Antigo e Novo Testamento, apontou inúmeras características, favoráveis ou não, destes, recordando que Deus sempre ofereceu providencialmente todos os instrumentos necessários para felicidade daqueles que chamava, distribuindo os seus dons para o cumprimento da missão confiada.

O padre Genivaldo, já em uma das últimas reflexões do retiro, indicou a clássica e sempre nova tríade do Encontro com Cristo: 1 – Leitura e meditação da Palavra de Deus, 2 – Encontro com Cristo na Sagrada Liturgia e 3 – Encontro com Cristo nos irmãos. Convidando os presentes a perseverança, pediu respostas confiantes, mesmo que em tempos “escuros”, áridos, recordando ainda a renúncia evangélica e disposição para seguir Jesus Cristo, basilares para uma autêntica caminhada vocacional.

O Pároco da Paróquia Santa Luzia prosseguiu suas inserções detalhando os principais empecilhos na caminhada dum seminarista, a saber: o demônio, o mundo e o próprio formando. Concluiu falando sobre a vida vocacional da Virgem Maria, modelo e auxílio no itinerário dos vocacionados ao sacerdócio. 

Nenhum comentário: