segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE: O HOMEM QUE COGITA E CULTIVA Á FILOSOFIA (II PARTE)


    A Família o Lócus Primitivo
Em todas as circunstâncias da espécie humana, é a família que estabelece o grupo principal por excelência, independente das ciências, de alguma forma reproduz á família.

A família é o lócus primitivo da socialização, ou seja, da conversão do individuo em ser social, pois a família e a religião têm sido consideradas, tradicionalmente, os contextos primários em que se dá a formação dos valores morais. Sendo assim em uma das casas da Rua Japaratuba, cujo número era 137, hoje já não, mas existente, inicia, no dia 21 de janeiro de 1925, a aventura do menino Luciano José, que será o fulcro central desde artigo. Sem sombra de dúvida, o lócus da família e da infância segue em cada um de nós, como enraizado, marcando, de alguma maneira, a história de nossas vidas.

A genealogia dos pais de Dom Luciano, possui extrema importância na sua própria vida,  para melhor compreensão de suas raízes,de sua educação,  iniciado pelo seu pai José de Góes Duarte , que nasceu no século XIX, em 14 de fevereiro de 1985, sendo filho de Cypriano Corrêa Duarte e de Leonilla de Góes Duarte. José de Góes foi poeta, nos seus 21 anos de idade adentrou para a repartição pública dos telégrafos onde trabalhou durante 38 anos, trabalhando nas cidades de Aracaju, São Cristovão e Boquim, faleceu no dia 14 de fevereiro de 1962, no dia em que completaria seus 66 anos.

A mãe de Dom Luciano, chamava-se de Célia Cabral, que nasceu no dia 22 de agosto de 1896, na cidade de Aracaju, filha de Francisco Feliz Cabral e Adelaide Passos Cabral. Ela estudou na Escola Normal de Sergipe, onde concluiu o curso em 1916, recebendo diploma como professora no dia 16 de maio de 1917, logo após se casou com José Góes em 17 de abril em 1921, no município de Aracaju no ato civil e religioso, faleceu em 22 de janeiro de 1996, faltando sete meses antes de completar 100 anos.

Dom Luciano também tinha irmãos, sendo um chamado Carlos e a outra Carminha. A palavra fraternidade não só significa parentesco de irmãos, irmandade, também convivência como de irmãos, amor ao semelhante, harmonia, paz, concórdia, fraternização. O Carlos José, o primogênito nasceu às duas horas da madrugada no dia 30 de janeiro de 1922 Rua Japaratuba nº137, em Aracaju, estudou o ginásio e o cientifico no Atheneu Sergipense e prestou serviço militar em Aracaju, fez concurso no Banco do Brasil, foi aprovado, casou com Maria Isabel Souza Vieira, tendo quatro filhos. Faleceu em 29 de maio de 1982, antes da mãe, com 60 anos de idade.

Carmem Dolores Cabral Duarte, ás 3 horas da madrugada do dia 12 de fevereiro de 1929, seguindo os passos da mãe, logo após casou-se com Jethro Teles Moreira com que teve quatro filhos. Logo após Carmem separou do marido, mas iniciou uma nova vida, como secretária administrativa, servido no Centro de Educação e Ciências Humanas da UFS e na FUNDESC.

      Obras

Durante sua trajetória ele escreve diversas obras, entre elas podemos citar: Estrada de Emaús, A Igreja ás portas do ano 2000, Viagem aos Estudos Unidos, A natureza da inteligência no Tomismo e na filosofia de Hume, Índia a vôo de pássaro e Europa ver e olhar.

 Estrada de Emaús

A estrada de Emaús relata um pouco do evangelho de São Lucas, um caminho humilde, de pedra, areia e etc. Mas Dom Luciano vai um pouco, mas afundo nesse livro, que quer os leitores entrem nesse caminho. Relatando os fatos cotidianos, sobre a vida e a morte, entre o bem e o mal, sobre o desespero e a esperança, também como fatos principal Deus, enfim, é um diálogo entre o leitor e o escrito, abordando assuntos sobre Deus, sobre Cristo, sua Igreja, os problemas humanos, os tempos que estamos vivendo.

A Igreja ás portas do ano 2000

Nesta obra escrita pelo prosador Dom Luciano em 1989, descreve sobre a Igreja, nas dimensões: da religião e da espiritualidade. Na dimensão da religião Dom Luciano que passar para os leitores, a distinção entre o bem e o mal, a existência de Jesus, o surgimento dos evangelhos, a cruz e paixão de Jesus Cristo; Já na dimensão da espiritualidade trata sobre o ano mariano, o espaço de Deus, os degraus e a conversão de Santo Agostinho, portanto, mostra a realidade da Igreja no ano de 2000.

Viagem aos Estados Unidos

Dom Luciano em uma das suas viagens, visitou a cidade de Nova York em setembro de 1961 ainda padre, convocando o governo norte-americano, produziu um conjunto de crônicas, que delas extraio 12, que gerou o livro, sendo publicado no ano de 1962, que relata os importantes fundamentos da democracia norte-americana, ou seja, as associações livres, a capacidade que tem o cidadão de tomar iniciativas para resolução dos problemas. Dom Luciano na foi buscar modelo, mas um principia capaz de explicar a democracia em sua condição, no entanto, buscou produzir uma interpretação a respeito do estado social norte-americano e das conseqüências políticas.                                                                                                                                                                                             
  

A natureza da inteligência no Tomismo e na filosofia de Hume

Essa obra é uma tese de doutorado que foi defendida  no de 1957, na cidade de Sorbone em Paris, foi agraciada com índice muito alto na menção da Universidade Três Honorable.  A irmã de Dom Luciano, Carmem Dolores, homenageia seu irmão, a sua ilustre inteligência, a sua cultura e ao seu amor á educação. Também essa tese exemplifica com bastante vigor os conflitos das filosofias, a respeito da natureza filosófica

Índia a vôo de pássaro

Nessa belíssima obra de Dom Luciano, em uma das suas viagens, traz consigo muitas e boas recordações da Índia, foi lá que em três semanas Dom Luciano decidiu escreve sobre o Bombaim e o Congresso, recolhe impressões e vibrações emotiva  na Pátria de Gandhi; para Dom Luciano seria preciso ver a Índia em um ano e uma vida toda para entendê-la.

Europa ver e olhar

Seu livro enfeixa uma cadeia de crônicas que Dom Luciano escreveu, durante um período na Europa, no ano de 1954 de setembro até 1957 de dezembro; a grande parte desses escritos apareceu em “A Cruzada”, ou seja, foram escritos que nasceram através de circunstâncias diferentes, ate mesmo na viagem, com reflexões nos lugares, com as pessoas e até mesmo com os acontecimentos. As páginas contidas nesse livro concluem as observações dos países cujo teve a oportunidade de visitar na Europa.

Considerações Finais

Não tem como decodifica a Biografia de Dom Luciano José Cabral Duarte  e não parar, pensar, refletir, meditar e procurar modificar de vida. A boa-fé como ele narra os seus atos, sua história, sua família, sua vocação  e até mesmo  a forma de como contribui para com a Igreja Católica, através da doação e amor pelo povo de Deus.

É facilmente percebível como ele é um causador que fala com o coração, sobre a realidade vivida durante todo o se período de existência.

Com a sua vida  e suas obras ele se consagrou como um exímio filósofo dentro da Igreja, e em suas diversas viagens.

A meu ver, Dom Luciano José Cabral Duarte, o homem que dedicou toda a sua vida, desde infância, consagrou-se ao serviço na construção do reino do céu, através da sua simplicidade, humildade, dedicação e muita fé, pode mostrar com o seu testemunho de vida.

Portanto, somando-se esta visão particular da valorização da vida de Dom Luciano, sua família algo fundamental, e as suas belíssimas obras, que ajuda a crescer tanto na vida cristã como outros no pensar,que toca no interior das pessoas, pensamento que está presente até os dias atuais da sociedade.

Enfim, é através dos exemplos de Dom Luciano, que muito batalhou, lutou e conquistou; muda outras existências; suas viagens marcantes por diversos lugares, trazendo consigo lembranças e recordações; homem guerreiro,sábio e forte. É um exemplo de vida e santidade.

Referências:

DUARTE, Luciano José Cabral. A natureza da inteligência no tomismo e na filosofia de Hume. Tradução: Antonio Carlos Mangueira Viana.  ed. Gráfica e Editora J. Andrade. Aracaju: 2003.
____________________. Europa, Ver e Olhar. Aracaju: Sociedade de Cultura Artística de Sergipe/ Livraria Regina, 1960.
____________________. Europa e Europeus. São Paulo: Livraria Editora Flamboyant, 1961 (reedição de Europa, ver e olhar).
____________________. Viagem aos Estados Unidos. Aracaju: Sociedade Artística de Sergipe/Livraria Regina, 1962.
____________________. Índia a Vôo de Pássaro. Aracaju: Sociedade Artística de Sergipe/Livraria Regina, 1970.
____________________. Estrada de Emaús. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda., 1971.

MORAIS, Gizelda. Dom Luciano José Cabral Duarte: Relato Biográfico. ed. Gráfica e Editora J. Andrade. Aracaju: 2008. 

Por Sem. João Carlos

Nenhum comentário: