sábado, 6 de abril de 2019

V DOMINGO DA QUARESMA




SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA ( SÉC. V)


“TU O AMAS PORQUE É DOCE; TEME-O TAMBÉM PORQUE É RETO”

Só aquela mulher, e retirando-se todos o Senhor levantou os seus olhos e os fixou nela. Já ouviu a voz da justiça; ouçamos agora também a voz da mansidão. Quão apavorada deve ter ficado aquela mulher quando ouviu o Senhor dizer: Quem de vocês está sem pecado, que atire a primeira pedra! Mas eles se olhavam a si mesmos e, com sua fuga, confessaram-se réus, deixam aquela mulher sozinha com o seu grande pecado na presença daquele que não tinha pecado. E como ela o ouviu dizer: Aquele que está sem pecado, que atire a primeira pedra, temia ser castigada por aquele no qual não pode encontrar-se pecado algum. Contudo, o que tinha afastado de si aos seus inimigos com as palavras de justiça, fixa nela os olhos da misericórdia e lhe pergunta: Ninguém te condenou? Contesta ela: Ninguém, Senhor. E ele: Eu também não te condeno; eu mesmo, de quem talvez temeste ser castigada porque não encontraste em mim pecado algum. Eu também não te condeno.
Senhor, o que é isto? Tu favoreces aos pecadores? É claro que não é assim. Observe o que segue: Vai, e não tornes a pecar. O Senhor imediatamente deu a sentença de condenação, mas contra o pecado, não contra o homem. Pois, se ele fosse favorecedor dos pecados, lhe teria dito: Nem eu te condeno, vai e vive as tuas liberdades; podes estar bem segura de minha absolvição; eu mesmo, peques o que pecares, te livrarei de todas as penas, mesmo as do inferno e de seus verdugos. Não foi esta a sua sentença.
Não se fixem nisto aqueles que amam no Senhor a mansidão e temam a justiça; porque doce e reto é o Senhor. Tu o amas porque é doce; teme-o também porque é reto... Manso, magnânimo e misericordioso é o Senhor, mas também é o Senhor justo e veraz. Ele te dá tempo para a correção; porém tu amas mais a dilação do que emenda. Foste mau ontem? Sê bom hoje. Passastes o dia de hoje em pecado? Não sigas assim amanhã. Tu sempre esperando e se prometendo muitíssimo da misericórdia de Deus, como se aquele que te promete o perdão se te arrependes, te houvesse prometido também vida mais longa...

Nenhum comentário: