segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PEREGRINAÇÃO VOCACIONAL AO SANTUÁRIO DE DIVINA PASTORA


Nesse último domingo dia 18 de setembro de 2016, inspirados pelo Ano Santo da Misericórdia, vocacionados e vocacionadas à vida religiosa e sacerdotal da Província Eclesiástica de Aracaju (Arquidiocese de Aracaju, Diocese de Própria, Diocese de Estância), participaram de uma Caminhada Vocacional ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, declarado como Santuário da Misericórdia nesse Ano Santo, o qual fica localizado na cidade de Divina Pastora-SE. Além desses, se fizeram presente: jovens e fiéis da cidade de Pirambú-SE (Diocese de Propriá), Cedro de São João-SE (Diocese de Propriá) e o Movimento Serra Clube.


Essa caminhada à Porta Santa foi uma resposta ao apelo do Papa Francisco, nesse Ano Santo: “A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada. Também para chegar à Porta Santa, tanto em Roma como em cada um dos outros lugares, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é conosco.” (Misericordiae Vultus).
Deu-se início a peregrinação na cidade de Riachuelo-SE, como um momento oracional. Durante a caminhada todos entoavam louvores, além da oração e meditação do santo terço e da via-sacra. Ao chegar no Santuário todos passaram pela Porta Santa, e posteriormente, participaram da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Palmeira Lessa e concelebrada por alguns sacerdotes, dentre eles: Pe. Jânison (Reitor do Seminário Maior), Pe. Alan (Reitor do Seminário Menor de Aracaju), Pe. Fagner (Reitor do Seminário Menor de Estância), entre outros sacerdotes. Na homilia, o arcebispo ressaltou a importância desse momento na vida vocacional e da nossa realidade enquanto peregrinos à pátria celeste.
Encerrou-se esse momento com os agradecimentos da parte do Reitor do Seminário Menor (Pe. Alan) e do Reitor do Santuário de Divina Pastora (Pe. Helelon) por esse momento de graça e pela participação de todos.
Confira abaixo algumas fotos da peregrinação: 









Nenhum comentário: