sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ato Acadêmico: Peregrinos da Misericordia


Pe. Helelon (à esquerda)
Na última quarta-feira (18), o Centro Acadêmico Nossa Senhora da Conceição, sob direção do Pe. Genivaldo Garcia, realizou no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, o Ato acadêmico entitulado: "Peregrinos da Misericórdia". Para tal, fora convidado o Prof. Msc. Pe. Helelon Bezerra dos Anjos, professor desta instituição, Administrador e Reitor do Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, em Divina Pastora/SE.  Cumpre ressaltar o caráter extensionista desta atividade em parceria com a Universidade Federal de Sergipe - UFS, através da Pró-Reitoria de Extensão. 
Pe. Helelon durante sua colocação
Este momento foi mediado pelo Prof. Msc. Pe. José Soares, também professor desta casa formativa.

"O Peregrino é um despojado sinal de esperança."
Dom Luciano Cabral Duarte

Inúmeros estudos histórico-arquitetônicos estão sendo feitos em torno do Santuário de Divina Pastora, inclusive teses de mestrado e doutorado. Na oportunidade, o Pe. Helelon pode apresentar algumas questões relativas à história deste centro de peregrinação, que tem se tornado um verdadeiro caminho de fé. "O Santuário recebe cerca de 200 mil peregrinos por ano", afirma o padre.

Imagem da Divina Pastora

Adicionar legenda
A peregrinação cresceu muito, diz o Pe. Helelon, pois o devoto se identifica com a Divina Pastora, ou pela semelhança de vida ou de esperança. Ela, Divina Pastora, assim é chamada porque é mãe do Divino Pastor, Jesus Cristo.

Em 2012, no dia 14 de outubro, por ocasião dos 230 anos da chegada da devoção em Sergipe, celebrou-se a elevação oficial da Paróquia à categoria de Santuário Diocesano. Em 2013, o Papa Francisco tornou a Paróquia Santuário "dispensadora perpétua de Indulgências". Em 2014, a peregrinação recebeu o título de "Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado de Sergipe."

"Habitam na respectiva pátria, mas como estrangeiros; participam em todas as honras como cidadãos e suportam tudo como estrangeiros. (...) Todas as terras estrangeiras são uma pátria para eles e todas as pátrias são terras estrangeiras... Vivem da carne, mas não são segundo a carne. Moram na terra, mas são cidadãos do céu."
(Carta a Diogneto, Cap. 5 e 6 - Séc. II/III)  

Imagem da Peregrinação à Divina Pastora. Peregrinos fazem o caminho a pé entre as cidades de Riachuelo/SE e Divina Pastora/SE 

Nenhum comentário: