terça-feira, 8 de setembro de 2015

Natividade de Nossa Senhora

Ícone da Natividade de Nossa Senhora. 
Nesta terça-feira, 08 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Natividade de Nossa Senhora, “a Virgem Santa, descendente de Davi. Por ela apareceu aos fiéis a salvação; sua vida gloriosa trouxe a luz ao mundo inteiro”. A mulher que trouxe em si a salvação para humanidade é virtuosa e cheia de coragem soube verdadeiramente dar o seu sim a Deus e aos seus projetos. Impulsionados por essa mesma alegria e como demonstração de carinho, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição celebrou com carinho o natal da Virgem Santa.  Tal festividade iniciou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Pedro Reis (Diretor Espiritual Geral) e sendo concelebrada pelos demais formadores: Pe. Jânison, Pe. Vadson, Pe. Christiano e Pe. Carlos Henrique. Também contou com a presença dos seminaristas que formam essa casa de formação.

O Pe. Pedro em sua reflexão nos apresentou dois pontos muitos significativos nessa Festa da Natividade de Maria. Nos exortou: no primeiro ponto, quando celebramos a natividade, devemos perceber os grandes projetos de Deus; Maria é a escolhida, a eleita por Deus, função que Deus a preparou e acompanhou em toda a sua história. No segundo ponto, Deus se revelava no Antigo Testamento diferente do Novo Testamento; Deus inaugura no Novo Testamento sua nova maneira de revelar-se com a humanidade por meio da Virgem. Ela é a nova fórmula de se relacionar e não mais como a Arca da Aliança no Antigo Testamento. Sendo assim, a nova Arca da Aliança no Novo Testamento é a própria Maria. Ela que carregava consigo a própria lei. É necessário chegarmos a Maria, pois deste modo, estaremos mais perto de Jesus. Finalizando a sua reflexão o Padre cita São Bernado de Claraval, que diz: “Maria está próxima de Deus, também está próxima ao homem, ou seja, Maria é a intermediadora, é a ligação entre o céu e a terra, entre homem e Deus”.

Santo André de Creta, bispo, faz um breve comentário sobre a Natividade de Maria em um de seus sermões do Séc. VIII, titulado como O que era antigo passou, eis que tudo se fez novo, no mesmo afirma: “É este o resumo dos benefícios de Cristo para nós; é esta a manifestação do mistério; é o aniquilamento da natureza; é Deus e homem; é a deificação do homem assumido. Todavia era absolutamente necessário ao esplendor e à evidência da vinda de Deus aos homens uma introdução jubilosa, antecipando para nós o grande dom da salvação. Este é o sentido da solenidade de hoje que tem início na natividade da Mãe de Deus, cuja conclusão perfeita é a predestinada união do Verbo com a carne. Agora a Virgem nasce, é alimentada com leite, plasmada e preparada como mãe para o Deus e rei de todos os séculos”.

Por fim, entoando os louvores a Virgem Maria suplicamos a Deus que possa abrir os tesouros da vossa graça aos vossos servos e servas, e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa do seu nascimento aumente em nós a paz.


Nossa Senhora Menina, rogai por nós.


Celebração Eucarística  


Seminarista Ronny Dennyson

Seminarista João Carlos 

Proclamação do Evangelho, Pe. Vadson (Vice-reitor)

Homilia, Pe. Pedro Reis (Diretor Espiritual) 

Seminarista Antônio Everton 





Pe. Pedro, Pe. Jânison, Pe. Vadson, Pe. Christiano e Pe. Carlos Henrique (Formadores)

Nenhum comentário: