quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Formatura Filosofia 2014


No último dia 29 os concludentes do curso de Filosofia participaram dos atos solenes de formatura. Às 17h, com a Santa Missa, celebrada por Dom José Palmeira Lessa, iniciaram-se as cerimônias. Na homilia Dom Lessa proliferou estas palavras:

Queridos irmãos e irmãs gostaria de iniciar saudando os nossos formadores, o magnífico reitor Pe. Jânison de Sá, nosso diretor acadêmico Pe. Genivaldo Garcia e nas pessoas deles saudar os demais formadores / Presbíteros aqui presentes, como também gostaria de saudar o diácono, religiosos, religiosas, a todos os seminaristas, os nossos professores, os familiares dos formandos e por fim saudar os formandos em filosofia que hoje rendem graças a Deus por esta etapa concluída. São eles: Roberto Rosa e Jorrane Fagner (Arquidiocese de Aracaju), Gedeão e Rominique (Diocese de Propriá) e aos frades carmelitas da província carmelitana pernambucana: Frei Paulo, Frei Robson, Frei Mário, João Raniery, Frei Messias, Frei Clebson, Frei Josué.

Hoje é dia de júbilo para todos vocês que concluem essa etapa da formação, por isso, estão aqui para render graças a Deus na Eucaristia por tudo aquilo que Ele concedeu durante esses três anos de estudos filosóficos. Certamente vocês passaram por dificuldades e tribulações, mas em Jesus crucificado e ressuscitado tudo foi superado.

A liturgia da Palavra tem tudo haver com a história de cada de nós, pois o Senhor chama a cada um do seu modo. Na primeira leitura ouvimos a narração da vocação de Abraão, nosso pai na fé, que ouvindo o chamado de Deus, deixou tudo: casa, parentes, conforto, seguranças para seguir unicamente a Deus e vejam que o Senhor que chama não promete nada. Só diz “sai da sua terra”. Meus queridos formandos escutar o Senhor exige uma saída, um deixar, um desenraizar-se. Ninguém pode responder-Lhe sem sair numa saída contínua...

Quantas “saídas” durante esses anos de estudos vocês tiveram que superar: os cansaços, as crises, as intrigas, os trabalhos para serem entregues, as exigências dos professores, dos formadores. Mas hoje como o salmista vocês podem rezar no profundo da alma “Meu coração se regozija no Senhor”, e ainda como a Virgem Maria vocês podem cantar “O Senhor olhou para nossa pequenez e fez grandes coisas em nosso favor”. No Evangelho Que nos foi proclamado temos a figura maternal de Nossa Senhora que é modelo para todos nós, e, sobretudo, nós que estamos no tempo de formação, buscando a configuração total ao Cristo, Bom Pastor. 

Devemos entender que Jesus ao perguntar quem é sua mãe e seus irmãos não está excluindo ou menosprezando os seus parentes, ao contrário Ele utiliza deles para evangelizar a multidão e diz uma frase muito importante para conduzir nossa caminhada de cristãos “todo aquele que faz a vontade do meu Pai, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”...Certamente os anos de seminário, de formação, de estudos devem nos ajudar a fazer constantemente a vontade de Deus, porém só o estudo, a especulação não basta, é preciso se aproximar do Mestre, conversar com Ele, ser amigo d’Ele, estar em comunhão com Ele e se colocar sempre em atitude de discípulo na escuta do Mestre Jesus. 

Enfim, parabenizo a todos pela conquista, pela conclusão do curso de filosofia e desejo que façam uma boa teologia. Vale aqui lembrar as palavras do papa emérito Bento XVI “o tempo de seminário (de convento) é também e, sobretudo um tempo de estudo. A fé cristã possui uma dimensão racional e intelectual, que lhe é essencial. Sem tal dimensão, a fé deixaria de ser ela mesma”. Lembrem-se das sábias palavras de Orígenes “se rezas de verdade és teólogo”. E o nosso querido Papa Francisco afirmou que “a vocação é como um 'diamante bruto' a ser lapidado, para que brilhe em meio ao povo de Deus”.  Rezo pela vossa perseverança e fidelidade ao Evangelho e que cresça sempre mais em vocês o amor a Jesus Cristo e sua Igreja. 

Com grande confiança vos confio à intercessão materna de Nossa Senhora da Conceição. Ela é a Mãe que nos ajuda a tomar as decisões definitivas com liberdade e confiança. Que Maria vos ajude a conformar-vos com a lógica de amor da Cruz, a crescer numa união cada vez mais intensa com o Senhor Jesus na oração. Assim a vida de vocês como seminaristas e religiosos será rica e fecunda!

Deus abençoe a todos.











Colação de grau:


A cerimônia ocorreu no auditório do Seminário Maior 


Professora Hortência, Professor Alfeu, Padre Antônio, Padre Jânison, Dom Lessa, Padre Genivaldo, Padre Henrique e Frei Rômulo

O Frei Mário (carmelita) foi o orador da turma












A Professora Hortência Maria Dantas deu o seu nome a turma dos concludentes










Nenhum comentário: