quinta-feira, 17 de abril de 2014

SEMINARISTAS DA DIOCESE DE PROPRIÁ RECEBEM O MINISTÉRIO DE ACÓLITO E DE LEITOR

“Todo sumo sacerdote, escolhido entre os homens, é constituído para o bem dos homens nas coisas que se referem a Deus.” (Hb 5,1)







Ao sentir o chamado de Deus que brota de forma suave no coração do homem, este, sentindo-se impelido pela força do Espírito Santo, dá seu Sim de forma livre e consciente, dando início a uma caminhada para melhor discernir a vontade de Deus em sua vida. A confirmação Divina acontece a cada dia, de modo especial por meio da Igreja que acompanha os candidatos ao Sacerdócio, na pessoa do Bispo e dos Formadores.

Assim, dando mais um passo importante para a caminhada rumo ao Sacerdócio, na busca de fazer a vontade de Deus, é que quatro Seminaristas da Diocese de Propriá receberam os ministérios de Leitor e Acólito da Santa Mãe Igreja, no último dia 15 de abril.


Foi confiado o ministério de Leitor aos Seminaristas Deivide Marcklai e Ricardo Freire, para que possam através deste ministério revelar sempre mais o mistério do amor de Deus, de modo que transmitindo com fidelidade a Palavra de Deus, ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas.






A Pedro do Carmo e José Cláudio foi confiado o ministério de Acólito, para que participem de modo especial do mistério da Igreja, que tem por ápice e fonte a Eucaristia, pela qual se edifica e cresce o povo de Deus, sendo confiada a estes a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções, e também a de distribuir a sagrada Comunhão aos fiéis.




A Missa, na qual foram conferidos os ministérios a estes seminaristas, foi presidida pelo Bispo Diocesano de Propriá, sua Excelência Reverendíssima Dom Mario Rino Sivieri e concelebrada pelos padres Jânison de Sá, Cristiano dos Santos, Raimundo e Alex. Dom Mário ressaltou em sua homília a importância da fidelidade à Palavra de Deus, de modo que os sacerdotes devam sempre a exemplo de Maria ter como centro de suas vidas a cruz de Cristo. Finalizou relembrando que em seu tempo de seminário havia um padre que sempre colocava escrito em locais estratégicos que o sacerdote nunca deveria esquecer que em sua vida ele deve sempre “dar a glória a Deus, a felicidade aos outros, e o sacrifício a si próprio.” E atualizou para nossa realidade quaresmal: “A Deus o jejum, ao outro a esmola e a si próprio a oração”.





Quis a providência Divina, que junto com os Ministérios dos Seminaristas fosse comemorado o aniversário natalício de Dom Mario, que completou 72 anos de vida neste mesmo dia. Após a celebração, todos se dirigiram ao refeitório onde jantaram e comemoraram o aniversário do Bispo. Fez-se presente também neste momento de grande alegria o Arcebispo de Aracaju Dom José Palmeira Lessa, que dirigiu palavras dóceis de um verdadeiro amigo a seu irmão no episcopado.





Por Sem. Deivide Marcklai
3º ano de Teologia
Diocese de Propriá

Nenhum comentário: