sexta-feira, 11 de abril de 2014

SEMINARISTAS DA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU RECEBEM O MINISTÉRIO DE ACÓLITO E DE LEITOR DAS MÃOS DE DOM LESSA

Dando mais um passo na caminhada formativa, perseguindo o chamado de Deus, os seminaristas Alan de Jesus Andrade Valença, Wagner Silva, Adriano Andrade e Erivaldo da Silva, receberam das mãos de Dom José Palmeira Lessa os ministérios que são próprios para os candidatos à vida sacerdotal.

A celebração aconteceu no dia 4 de abril de 2014, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição às 17h30.


Na oportunidade, os seminaristas Adriano, Erivaldo (estes que estão no 3º ano de teologia) e Wagner (que cursa o 4º ano de teologia) receberam o ministério de Leitor, facultando-os a proclamação da Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas. Já o seminarista Alan, que cursa o 4º ano de teologia, recebeu o ministério de Acólito, última etapa antes da ordenação diaconal e que permite a conservação da Sagrada Eucaristia, levando o viático aos enfermos, preparando a mesa do altar nas celebrações eucarísticas e distribuindo a comunhão aos irmãos.






A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Aracaju Dom José Palmeira Lessa e contou com a concelebração do magnífico reitor, padre Jânison de Sá, do vice-reitor, padre Cristiano Santos e do diretor espiritual interno, padre Pedro Reis.

Na homilia, além de exortar aos seminaristas a importância de viver bem a quaresma, fazendo dela um momento de preparação e de mortificação do homem velho, Dom Lessa dirigiu, de modo especial, algumas palavras de incentivo e de entusiasmo para àqueles que estão recebendo os ministérios.


Por fim, Dom José Palmeira Lessa reforçou a necessidade da quaresma como preparação para viver bem o Mistério Pascal de Cristo, bem como a graça da unidade formativa das três dioceses que compõe a província eclesiástica de Aracaju: Arquidiocese de Aracaju, Diocese de Propriá e Diocese de Estância.





Por Seminarista Alan Valença
4º ano de Teologia



Nenhum comentário: