terça-feira, 5 de novembro de 2013

Geração saúde


Vivemos em um momento em que as novas tecnologias dominam o nosso modo de viver, de nos relacionarmos com nós mesmos, com o outro, com o mundo, enfim, que influenciam, dominam todo o comportamento humano.

Os seminaristas, em vista da missão de Cristo e vocacionados ao sacerdócio ministerial, buscam ir na contramão dessa pós-modernidade que, em alguns momentos, aliena a pessoa e não a deixa refletir. Andar na contramão é para apresentar a novidade do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo como centro, como norte da vida da pessoa que quer viver livre. 

Parafraseando o a carta aos Hebreus: homens retirados do meio do povo para um momento de preparação junto ao coração do Mestre Jesus para ser novamente inserido no meio desse povo, para ser a presença do próprio Cristo amoroso, misericordioso, junto àqueles que lhes foram confiados (Hebreus 5,1).

Nesse processo de preparação, nós, enquanto discípulos, buscamos ser exemplos a partir da dimensão espiritual aprofundando a oração pessoal e comunitária; pela vida em comunidade, respeitando e amando o outro; pela dedicação aos estudos filosóficos e teológicos e tudo o mais que for necessário para poder dialogar com o mundo moderno; na busca pela integração humano afetiva e, por fim,  a vida pastoral, assistindo às comunidades, grupos, movimentos que assim nos solicitarem.

O cuidado com o corpo exerce papel importante para o bom desenvolvimento da missão. Em vista dessa missão, a nossa horta vem contribuindo na educação alimentar, pois aqui cultivamos uma pequena variedade de alimentos 100% orgânicos, utilizando compostagem feita pelos restos dos alimentos, cascas de frutas e verduras, esterco animal, dentre outros, sem o uso de quaisquer adubos químicos e agrotóxicos.   

Não é necessário uma grande quantidade de terra para se fazer uma pequena horta e ter alimentos mais saudáveis em sua mesa. Viva a nossa colheita, viva a nossa boa saúde! Vamos apoiar essa iniciativa do bem. Cultive amor e colherá amor!















Por Sem. Lucas Pires

Nenhum comentário: