sábado, 31 de agosto de 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013: UMA EXPERIENCIA DE AMOR E FÉ



 Uma experiência única para cada jovem ali presente. Ao encontrar-me em meio à multidão, era como se eu estivesse na experiência do Pentecostes, onde povos e nações estavam reunidos, como os discípulos reunidos no cenáculo. Todos os momentos foram marcantes, mas o ápice foi quando observávamos a chegada do Santo Padre, o Papa Francisco, um homem simples, mas cheio de vigor, de coragem. A cada gesto, a cada palavra, me sentia como um filho sendo abraçado e protegido por seu pai. Nossos corações vibravam quando ouvíamos todos aclamando “essa é a juventude papa”, ou ainda “a Igreja é jovem, a Igreja é viva”. Mostra-nos que não estamos sozinhos, que tem alguém que olha para nós, que nos mostra a direção a seguir. 

Em seus discursos o Papa deixava claro que “a Igreja está conosco, confia em nós e o Papa também”. Não estávamos ali adorando um homem como muitos afirmam, mas estávamos reunidos com o sucessor de Pedro, o vigário de Cristo, um homem que foi escolhido por Deus para governar o seu povo. Por isso afirmo que é uma experiência de amor e fé. Amor porque sentíamo-nos embarcados nesse amor de Deus, e de fé porque estávamos vivenciando, tendo uma experiência de união, de fraternidade entre o povo escolhido pelo Pai. Devemos a cada dia deixar que o Amor de Cristo preencha o nosso coração. É por esse Amor que Jesus escolhe os seus para dar testemunho Dele e convoca a Igreja para anunciar a todos a Boa Nova, levar ao mundo o Evangelho. 
Devemos descobrir no seu Amor a alegria de crer e ir ao seu encontro, reencontrar o entusiasmo de anunciar e proclamar a nossa fé. É pela fé que deixamos tudo para segui-Lo e, nesse seguimento, testemunhar com alegria o anúncio do Reino e reconhecermos a cada dia, a cada instante, que o Senhor vive e está presente no meio de nós, em nossa vida e em nossa história. 
Que possamos realmente ouvir o apelo do Santo Padre a estarmos firmes na relação com Cristo, crer e dar testemunho de que a Igreja fundada por Nosso Senhor é porta visível de misericórdia que permanece em Cristo como sinal de reconciliação com o Pai. A Igreja não é invenção humana, mas algo querido por Deus, desejado por Jesus Cristo. Os Apóstolos e os primeiros cristãos sabiam que esta Igreja teria suas portas abertas para todo o gênero humano. Assim, a Igreja de Cristo é a Igreja para todos, por isso, a chamamos de Católica e, mesmo alguns querendo destruí-la, por ser fundada por Cristo Jesus, nem as portas do inferno prevalecerão contra Ela. 
A Igreja hoje está preocupada em passar aos seus fieis o quanto é importante termos esse ardente encontro com Cristo. Com isso, a Jornada Mundial da Juventude veio como um reavivar, como um acordar para Cristo, e para mostrar ao mundo que a Igreja é de Cristo, que somos de Cristo. E o belo era que o Papa estava ali se fazendo um com todos, mostrando o seu carinho para com todos, nos auxiliando, nos mostrando o que é ser Igreja. Termino dizendo o quanto sou feliz por ser católico, por fazer parte da Igreja de Nosso Senhor. 

Seminarista Luiz Fernando

Nenhum comentário: