quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PAPA ACEITA A RENÚNCIA DE DOM LUIZ SOARES VIEIRA E NOMEIA NOVO ARCEBISPO PARA MANAUS

O papa Bento XVI aceitou na manhã de hoje, 12 de dezembro, a renuncia por motivo de idade (75 anos) do arcebispo de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira, e nomeou em seu lugar o bispo prelado de Tefé (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani. 
Dom Luiz Soares Vieira, entre outras atividades, foi bispo de Macapá (AP), vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará), presidente e vice do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima), delegado na Conferência de Santo Domingo e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2007 a 2011.
Seu lema episcopal era: “Servir não ser servido”. 

Dom Sérgio Castriani nasceu em 1954, em Regente Feijó (SP). Sua ordenação presbiteral foi em 1978, em São Paulo e ordenado bispo prelado de Tefé, em 1998. Dom Castriani estudou Filosofia na faculdade Nossa Senhora Medianeira (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista. 
Dom Sérgio atuou como secretário do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial por dois mandatos (2003 a 2011). 
Seu lema episcopal é “Habitou entre nós”. 

Fonte: CNBB

SEMINARISTAS DE ARACAJU REALIZAM PASTORAL DE FÉRIAS NO VICARIATO SÃO LUCAS

Anualmente, os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição realizam dois tipos de experiência pastoral: aquela que é feita todos os finais de semana numa paróquia única, por um período de um a dois anos; e a outra, que é realizada no tempo posterior ao encerramento do segundo semestre, chamada “Experiência de Férias” ou, também, chamada de “Pastoral de Férias”. 
Para entender melhor, a “Pastoral de Férias” é feita todos os anos no período das férias de dezembro, depois do encerramento do ano. Todos os anos, os seminaristas maiores atuam num “Vicariato” diferente, para sentir e experimentar toda a realidade pastoral Arquidiocesana. 


Como bem sabemos, a estrutura de organização da Arquidiocese de Aracaju é composta por quatro “Vicariatos”, que correspondem a uma pequena parcela geográfica da Igreja diocesana local, de responsabilidade do “Vigário Episcopal”, que é um sacerdote que faz às vezes do Arcebispo nas questões designadas pelo próprio Bispo, respaldado pelo Código de Direito Canônico. Esta organização foi criada por sua Excelência reverendíssima, Dom José Palmeira Lessa, no dia oito de dezembro de 2006, instituindo mediante Decreto firmado por ele mesmo e pelo chanceler da Cúria e sendo promulgado solenemente. 
Diante disto, neste ano, os seminaristas da Arquidiocese de Aracaju foram enviados, em missão, para a região Agreste da Arquidiocese de Aracaju, no “Vicariato São Lucas”, que tem como “Vigário Episcopal” o padre Jadson Ramos, também pároco de Santo Antônio e Almas, na cidade de Itabaiana. 
O ponto de partida foi a Santa Missa de envio, realizada no dia cinco de dezembro de 2012, às 10h, na matriz de Santo Antônio e Almas. Em seguida, os seminaristas foram designados para as paróquias do “Vicariato” como: Areia Branca, as paróquias de Itabaiana, Campo do Brito, Macambira, Moita Bonita, Malhador, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, São Domingos, Frei Paulo e Carira; tudo isso com o objetivo de fortalecer a dimensão pastoral de cada seminarista. 
Por fim, o período de “Pastoral de Férias” deste ano encerra-se no dia 21 de dezembro com a Santa Missa em Itabaiana e a avaliação de tudo aquilo que foi vivido durante a experiência de Pastoral. 

Texto: Seminarista Alan Valença 
alan.valenca@hotmail.com

domingo, 9 de dezembro de 2012

MISSA SOLENE DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO É PRESIDIDA POR DOM LESSA

Hoje pela manhã, 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a Catedral estava movimentada para as celebrações. A primeira missa do dia, 7h, foi presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Henrique Soares da Costa. Às 9h30, o Arcebispo Dom José Palmeira Lessa presidiu a missa solene da festa da padroeira da Arquidiocese de Aracaju, que foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Henrique Soares, e por dezenas de sacerdotes, também estavam presentes os diáconos permanentes e seminaristas. 
A catedral estava repleta de fieis rendendo graças à mãe de Jesus, com o título de Nossa Senhora Imaculada da Conceição, que ouviram atentamente a homília do Arcebispo. Dom Lesa afirmou que esta festa é sublime e, ao mesmo tempo, importante para a vida do cristão em virtude do exemplo de Nossa Senhora, por nos ensinar a dar o sim a Jesus. 
O arcebispo enalteceu as qualidades da mãe de Jesus. “Maria, a mãe de Jesus, a partir do relacionamento com o filho, da intimidade desde o ventre, fez crescer sua fé, o amor e aprofundou sua pureza e o ser imagem e semelhança de Deus, para oferecer a nós – através dela, que é cheia de graça – tantas graças, tantos dons, tantos benefício e o maior foi o seu próprio filho, Jesus”, concluiu Dom Lessa 
Na oportunidade, Dom Lessa se solidarizou com Dom Dulcênio Fontes de Matos, ex-bispo Auxiliar de Aracaju, pelo falecimento de sua mãe. 
Antes do final da celebração, o Arcebispo anunciou o decreto que define as Igrejas para o recebimento de indulgências plenárias, em virtude do Ano da Fé. Este decreto estará em nosso site, na íntegra, a partir da próxima segunda-feira. 
Nesta tarde, as festividades alusivas a padroeira de Aracaju será encerrada com mais uma celebração, a tradicional procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição e culminando com a benção do Santíssimo Sacramento. 

IMAGENS:












Texto e Fotos: Jornalista Edmilson Brito

SEMINÁRIO CELEBRA FORMATURA DO TERCEIRO ANO DE FILOSOFIA

NO SEMINÁRIO MAIOR NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO,
MAIS UMA TURMA SE FORMA EM FILOSOFIA.
VEJAMOS ALGUMAS IMAGENS DA COLAÇÃO:







Fotos: José Barbosa Santiago

sábado, 1 de dezembro de 2012

DESCERRAMENTO DA PLACA DO 3º ANO DE FILOSOFIA

NO FINAL DA SEMANA FILOSÓFICA E TEOLÓGICA.
DESCERRAMENTO DA PLACA DA FILOSOFIA
VEJAMOS AS FOTOS:








Fotos: Seminarista Alan Valença