terça-feira, 15 de maio de 2012

Comunidade Shalom, fundada há 30 anos no Brasil, recebe aprovação pontifícia dos seus estatutos


Roma, 15 Mai. 12 (ACI)


Comunidade Católica Shalom recebe os Estatutos definitivos da Santa Sé.

Na última sexta-feira, dia 11 de maio, a Comunidade Shalom, recebeu das “mãos da Igreja” seus Estatutos definitivos através do Pontifício Conselho para os Leigos – PLC. Agora a comunidade católica fundada no Brasil há 30 anos é uma Associação Internacional Privada de Fieis.

Ao discursar no PLC, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador geral da Associação relembrou o dia 9 de julho de 1980, exatamente dois anos antes da  fundação da Comunidade. “ Naquele dia, em Fortaleza, na Missa de abertura do Congresso Eucarístico Nacional vivi um encontro indescritível: o encontro de um jovem de vinte anos com  o sucessor de Pedro, o nosso inesquecível Beato João Paulo II”, disse.

Naquela ocasião, Moysés ofertou sua juventude em favor da evangelização dos jovens que estavam mais distantes da Igreja. “Ali, aos pés de Cristo e ao pé do sucessor de Pedro, eu recebi uma graça que eu não poderia prever, e que ainda hoje é muito maior do que nós. Desse encontro resultou em uma graça, que dois anos depois, em julho de 1982, tornou-se a  Comunidade Católica Shalom”, descreveu.

Falando sobre os Estatutos, o Fundador afirmou que o decreto se tratava do fruto de um caminho cuja  fonte bíblica é a narrativa da aparição de Jesus ressuscitado aos Apóstolos situada no Evangelho de João, cap. 20, vers. 19-26. Na ocasião, Azevedo relembrou as palavras recentes de Bento XVI sobre esta passagem bíblica. “É muito importante o que se vê no Evangelho, isto é, que Jesus, aparece aos Apóstolos reunidos em duas aparições no cenáculo e repete várias vezes a saudação “ A paz esteja convosco “. Esta saudação tradicional, com o qual deseja-se o shalom, paz, aqui se torna uma coisa nova, torna-se o dom da paz que só Jesus pode dar, porque é o fruto da sua vitória sobre o mal radical”, comentou.


Congresso Internacional

Durante a tarde, a Basílica de São João de Latrão recebeu os participantes da Convenção Shalom 30 anos para a apresentação dos estatutos definitivos e a missa de abertura do Congresso Internacional, que seguiu até o domingo (13).

A missa foi celebrada pelo Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. O Prelúdio (preparação à celebração eucarística) foi marcado pela acolhida das relíquias do Beato João Paulo II, que emocionou a todos que lotavam a basílica.

Jovens membros da Comunidade Shalom de vários países tiveram a oportunidade de introduzir as relíquias à basílica e se colocaram diante do “Papa da juventude”, como seu fundador o fizera no advento da comunidade na missa de 9 de julho de 1980. Logo após, foi lido o decreto de aprovação definitiva dos estatutos da Comunidade Católica Shalom, que de forma oficial e jurídica foi acolhida pela Santa Sé na comemoração dos seus 30 anos de ação evangelizadora.

Na homilia, o Cardeal ainda agradeceu, em nome da igreja, à Comunidade Shalom e salientou a importância do serviço da comunidade e de sua doação. “A Igreja conta com a Comunidade Shalom” ,pontuou. 
“Eu desejo que sejam colaboradores do ministério do Papa na evangelização dos povos. Eis vossa missão na Igreja e no mundo!” continuou a fala do cardeal que finalizou abordando sobre a importância do Reconhecimento Pontifício. “O Reconhecimento Pontifício deve marcar novo ponto de partida para vós. Chegou para voces a Maturidade eclesial”, decretou.

Ao final da celebração, o agradecimento vem da parte de Moysés Azevedo, que dirige ao Cardeal Rylko o agradecimento em nome da Comunidade. Moysés renovou sua promessa diante da igreja. “Não estou aqui sozinho. Somos um povo, famílias, celibatários, sacerdotes e jovens em uma só voz, com esta grande missão de evangelizar o mundo. Obrigado de todo o nosso Coração por sermos filhos da Igreja, queremos servir para sempre a Igreja e a Cristo sendo um só coração”, pronunciou.


Fotos: 

Missa com Dom Cláudio Hummes

Abertura da Convenção Shalom 30 anos

A celebração aconteceu na Basílica de são João de Latrão e marcou o início da Convenção internacional.

Na homilia, Dom Cláudio ressaltou a importância da Comunidade Católica Shalom ir à Igreja-mãe para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco (ano 1200), que foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao Papa Inocêncio III, que aprovou pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.







Nenhum comentário: