sábado, 26 de maio de 2012

CATÓLICOS E EVANGÉLICOS PARTICIPAM DO CULTO ECUMÊNICO 2012

Em sintonia com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, aconteceu na noite do dia 25 de maio, no auditório do Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, o Culto Ecumênico 2012.

O culto começou com o canto inicial e as palavras de acolhida, as quais foram proferidas por Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Metropolitano de Aracaju, que afirmou ser motivo de grande alegria reunir uma vez no ano cristãos de várias denominações. Depois foi formada a mesa que, sob a presidência de Dom Lessa, contou com a participação de Dom Mário Rino Sivieri (Bispo de Propriá), Pe. Jânison de Sá (Reitor do Seminário Maior), Pe. Manoel Barbosa (Paróquia São José), Pe. Isaías, Pe. Francisco (Comunidade Canção Nova), Pr. Edval, Pr. Ivanaldo, Pr. Jonas e o Sr. Jerônimo (coordenador do CONAL), A assembleia, que lotou o auditório, foi composta por sacerdotes, seminaristas, membros das diversas pastorais católicas e evangélicos. O lema escolhido para este ano foi: Todos seremos transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 1Cor 15, 51-58). A animação ficou por canta da Comunidade Católica Shalom e do Ministério Castelo Forte, da Igreja Batista.

Seguindo os ritos de uma Celebração da Palavra do Senhor, o evento contou com saudação inicial, rito penitencial, leituras bíblicas, homilia, oração dos fiéis, ofertório, Pai-Nosso e Credo (ambos na versão ecumênica) e oração de envio.

A homilia foi proferida Dom Mário, que ressaltou em suas palavras que somos convidados a superar a morte e abraçarmos a cruz, pois a morte é a condição para alcançarmos a ressurreição e a vitória. Ele ainda lembrou que Cristo, quando ensinou uma oração aos seus discípulos, o Pai Nosso, disse que todos nós somos verdadeiros irmãos. Ao concluir, ele destacou que a grande verdade, a caridade, é esquecida, que matamos pela verdade e esquecemos que a verdade e Deus que é amor.

No final Dom Lessa agradeceu a todos que colaboraram para a realização do evento que procura unir católicos e evangélicos através da oração e do diálogo. 

 Sem. André Alves 
 andre-amareservir@hotmail.com

IMAGENS DO CULTO ECUMÊNICO















Nenhum comentário: