terça-feira, 12 de abril de 2011

DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS, UM BISPO JUBILAR

O Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios-AL, diocese que possui seminaristas da Teologia em nosso Seminário, ainda está vivendo as primícias de seu aniversário de prata sacerdotal. São 25 anos de serviço à Igreja de Deus, como sacerdote. Inesquecível foi aquela data de feliz memória, quando no dia quatorze de dezembro último, na Catedral Diocesana de Palmeira, realizou-se a celebração eucarística, em ação de graças a Deus, pelos fecundos 25 anos de vida sacerdotal de Dom Dulcênio.

Dom Dulcênio Fontes de Matos, com a presença de mais de 18 bispos, inúmeros padres, religiosos e fiéis, a missa, presidida pelo aniversariante, teve como pregador Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju.

Vale a pena conhecer um pouco da vida deste grande homem de Deus, que com ardor e fidedigno testemunho de pastor da Igreja, nos tem agraciado com sua presença amiga entre nós.

UMA BREVE BIOGRAFIA

Dulcênio Fontes de Matos nasceu no dia 19 de outubro de 1958, na cidade de Lagarto-SE, filho de Manuel Dias Matos e Leonor de Araújo Fontes. Recebeu o Batismo em sua cidade natal, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, pelas mãos do então vigário de Lagarto, Monsenhor José Alves de Castro. Com aproximadamente 10 anos de idade, foi crismado por Dom José Bezerra Coutinho, primeiro bispo de Estância. Dulcênio ingressou no seminário no ano de 1979, sendo enviado por Dom Coutinho para estudar Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. Em 1982, o então seminarista era transferido para o Seminário São José, no Rio de Janeiro, com a finalidade de estudar Teologia. Na ‘Cidade Maravilhosa’, cursou Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ.

O Ministério Sacerdotal

No dia 14 de dezembro de 1985, memória litúrgica de São João da Cruz, o Diácono Dulcênio foi ordenado presbítero pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Coutinho. Depois de ordenado, exerceu seu ministério sacerdotal como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto (1985-1987); Cura da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Ubaúba (1987-1992); por questão de meses, Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Cristianápolis; Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Curato da Sé Diocesana, em Estância (1992-2001).

Academicamente, Pe. Dulcênio fez o curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, com a monografia: ‘A Política em Aristóteles’. Posteriormente, fez, na Universidade Estadual do Ceará, sua pós-graduação em Filosofia. Fez ainda o curso de Direito Canônico pelo Instituto João Paulo II, Rio de Janeiro.


O Ministério Episcopal

Em 18 de abril de 2001, depois de 15 anos de ministério sacerdotal, o Santo Padre João Paulo II, de imorredoura memória, nomeou Pe. Dulcênio, Bispo Titular de Cozila e Auxiliar na Arquidiocese de Aracaju. Na época, era o bispo mais jovem do episcopado brasileiro. Foi sagrado bispo aos 16 de junho de 2001 em Estância por seu bispo, Dom Hildebrando Mendes Costa, Dom Palmeira Lessa – Arcebispo Metropolitano de Aracaju, de quem seria o auxiliar, e Dom Mário Rino Sivieri, bispo de Propriá. Dom Dulcênio escolheu, para a vida episcopal, o lema ‘Pro Mundi Vita’, ‘Para a Vida do Mundo’ (Jo 6,51).

Depois de cinco anos de pastoreio em Aracaju, mais especificamente no dia 05 de julho de 2006, o Papa Bento XVI nomeia Dom Dulcênio como Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios. No dia 09 de setembro, no átrio da Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Amparo, acontece a posse do 4º Bispo de Palmeira dos Índios.

Com apenas quatro anos de episcopado à frente da Diocese de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio vem desempenhando um verdadeiro papel de pastor e pai. Sua preocupação se estende a vários aspectos: a renovação pastoral e administrativa da Diocese; as vocações sacerdotais; a Fazenda da Esperança Nossa Senhora do Amparo, a Casa do Menor São Miguel Arcanjo; as Faculdades Católicas e demais instituições de ensino; a criação de novas paróquias; a ordenação de novos sacerdotes. Já são quatro padres diocesanos ordenados e três religiosos. No último mês de fevereiro, ordenou dois diáconos transitórios.


No próximo dia 29 de abril, em Palmeira dos Índios, no Estádio Municipal Juca Sampaio, às 16:30, Dom Dulcênio Fontes de Matos será o sagrante principal na ordenação episcopal do Monsenhor José Francisco Falcão de Barros, eleito pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil. Monsenhor Francisco exercia as funções de pároco da Paróquia São Vicente de Paulo em Palmeira dos Índios e de Vigário Judicial da Diocese.


Desejamos a Dom Dulcênio, muitas felicidades em seu ministério. Que os anos de serviço multipliquem-se em graça e estatura diante de Deus e dos homens. É uma grande alegria tê-lo como mais um bispo que confia a nosso Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição a formação de seus seminaristas, tendo em vista o exercício do futuro ministério presbiteral.

A Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios, nosso cálido abraço filial.

Postado por SMNSC

Nenhum comentário: