sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SEMINARISTAS DA DIOCESE DE ESTÂNCIA RECEBEM LEITORATO

Na última sexta-feira, dia 30 de setembro de 2016, os seminaristas da Diocese de Estância recebem o ministério de leitores do seu bispo Dom  Geovanni Crippa. São estes: Adielmo, João Antônio, José Tito Lívo, Mário, Messias. Segue abaixo uma reflexão do seminarista Messias sobre esse ministério.


O MINISTÉRIO DOS LEITORES


Depois de sua ressurreição, o Senhor confiou à sua Igreja, alicerçada nos apóstolos, a missão de anunciar o Evangelho da salvação: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt 28,19).  Daqui nasce o múnus de ensinar da Igreja. Devido as necessidade, para colaborar nesse múnus ele instituiu o ministério dos leitores. O leitor instituído recebe dela, de modo oficial, a missão de proclamar a palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, de instruir na fé as crianças e os adultos, a fim de que recebam dignamente os sacramentos, e de anunciar a boa nova de Jesus Cristo aos que não a conhecem (cf. Homilia do Pontifical Romano para o rito de instituição de leitores). Depois do Concílio Vaticano II, assim como na Igreja primitiva, o ministério de leitor pode ser conferido também aos fiéis leigos. Porém, permanece necessário à aqueles que receberão as Ordens Sacras (cf, CIC, cân. 1035).
 Os candidatos ao sacramento da Ordem o recebem porque são chamados a serem pastores do povo de Deus, a fazerem parte do mistério profético do sacerdócio ministerial. Assim, o leitorado na vida desses candidatos se reveste de um significado específico, porque já os preparam para assumirem de forma particular, por meio da ordenação, a missão de ensinar e anunciar à todos a Palavra de Deus, que é Luz e Verdade para a vida do mundo. Por isso, mais do que ninguém, os candidatos ao sacerdócio precisam ter um conhecimento amoroso e uma familiaridade com a Palavra de Deus, a fim de que possam, antes de tudo, encarna-la em suas vidas tornando-se verdadeiramente homens da Palavra. (cf. Pastore dabo vobis, n° 47). 

CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO:










Nenhum comentário: