terça-feira, 6 de agosto de 2019

SEMINARISTAS RETORNAM ÀS SUAS ATIVIDADES NO SEMINÁRIO MAIOR DE ARACAJU COM RETIRO


Movidos pelo ardente chamado de Deus em suas vidas e dispostos a corresponderem a este convite, no último dia 29 de julho os seminaristas da Arquidiocese de Aracaju, bem como das dioceses de Propriá, Estância, Grajaú, Itabuna e Palmeira dos Índios, retomaram as atividades formativas no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição na Cidade de Aracaju- SE.

Como primeiro momento após o retorno foi celebrada a santa missa em ação de graças pelo retorno e bom êxito do semestre que segue. Ainda na noite do dia 29, os seminaristas dirigiram-se todos junto a formação ao convento São Francisco de Assis na cidade de São Cristóvão- SE, onde estiveram em retiro até a noite do dia 1° de agosto.
 O retiro se deu sob a condução e orientação do pe. Fábio de Jesus Almeida da Diocese de Estância, que mediante reflexões acerca do evangelho de São João 19,18 e do silêncio empreendido pelos padres do Deserto veio a favorecer ao já disposto ambiente da casa, um clima orante, permitindo aos seminaristas, agradáveis e profundos momentos de oração e contemplação.
A experiência de retiro, como bem define o próprio termo, é a possibilidade de se retirar das situações habituais e convencionais da vida. Reconduzido ou mesmo orientado pelo silêncio, a ação de retirar-se toma nova educação, ou forma, agora não é tão somente estar distante de algo, mas pedagogicamente se inteirar da presença silenciosa de Deus, de seus sinais em um espaço solitário.
       Vivendo a experiência da Santa Missa diária e da oração das horas que são tão próprias da vida seminarística e religiosa, durante o retiro aconteceram também adoração ao Santíssimo Sacramento, a celebração penitencial, além das partilhas e momentos comunitários.
            Verdadeiramente, um sublime e edificante momento de espiritualidade e maior intimidade com Deus que reafirma com sua Graça o ímpeto, a força e o vigor para retornarem às suas atividades formativas neste segundo semestre 2019.

Rezemos pelas vocações. Rezemos pelos nossos seminaristas. Deus vos abençoe!

Nenhum comentário: