domingo, 17 de setembro de 2017

"Et cum invenerit eam imponit in umeros suos gaudens" - "E, tendo encontrado a ovelha, alegremente a põe nos seus ombros" (Lc 15, 5)


No último dia 15 de setembro, memória litúrgica de Nossa Senhora das Dores, a Arquidiocese de Aracaju, vivendo os portentos do Ano Nacional Mariano, gaudiosamente celebrou a Imposição do Pálio Arquiepiscopal de seu Arcebispo Metropolitano, V. Exc. Rvma. D. João José Costa, O. Carm. 





O Pálio (do latim Pallium), elaborado com lã branca e confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, utilizando a lã de dois cordeiros que são oferecidos ao Papa no dia 21 de janeiro de cada ano na Solenidade de Santa Inês, é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica.

Como prevê a nova diretriz que prevalece desde 2015 quanto ao Rito de Imposição, a cerimônia litúrgica ocorreu ao início da Santa Missa celebrada na Catedral Metropolitana de Aracaju, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, V. Exc. Rvma. D. Giovanni d'Aniello. O então representante papal desembarcou em solo sergipano por volta das 14:30h, sendo acolhido pelo Metropolita de Aracaju e pelo Arcebispo Emérito, V. Exc. Rvma. D. José Palmeira Lessa. Hospedou-se no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, onde foi recepcionado calorosamente pelos seminaristas da Província Eclesiástica de Aracaju. Ainda reuniu-se com o Clero de Sergipe e evidenciou a necessidade do amor na vida e no ministério sacerdotal.




Na Celebração Solene, relembrou ao Arcebispo o peso que a Mitra e o Pálio Arquiepiscopal o trarão e, recomendando-o às suas orações, prestou disposição para ajudá-lo em suas variadas necessidades pastorais.
A Celebração contou ainda com a presença das autoridades civis, de bispos de variadas dioceses, de inúmeros presbíteros das regiões circunvizinhas, de religiosos e seminaristas e do povo de Deus de diversas localidades federativas.
Neste momento significativo para a Arquidiocese, louvemos a Deus por Sua Condescendência em não nos deixar como ovelhas sem Pastor, e enquanto Arquidiocese que ora e roga pelos seus pastores, oremos a Deus Todo-Poderoso, Pastor e Bispo de nossas almas, para que assista o pastor desta Igreja em Aracaju e o povo a ele confiado, e assim não falte ao pastor a obediência de suas ovelhas e nem ao rebanho a solicitude do seu pastor.












Seminarista Adenilson
2° Ano de Filosofia
Arquidiocese de Aracaju-SE

Nenhum comentário: