terça-feira, 15 de agosto de 2017

VOCAÇÃO MATRIMONIAL


Deste dos tempos em que Deus criou o mundo, quis que o pilar central fosse a família. Temos nas Escrituras Sagradas três momentos que prova isso, são estes:

1- Deus criou o homem e a mulher, Adão e Eva, que podemos denominar família da criação; 2- Temos também a família de Noé, que podemos chamar de família remissão dos pecados; 3- Por fim, a principal de todas a Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José: família da salvação.


Olhando neste horizonte, podemos afirmar que a vocação matrimonial foi introduzida em nossos corações junto com a nossa criação e dessa vocação, origina-se as demais vocações.




Deste ponto acima citado, podemos afirmar que a família é divina porque foi instituída por Deus, apesar das dificuldades que a família atravessa nos tempos atuais. Podemos ir mais longe ainda a chegar dizer que a família não está em crise, esta por sua vez, se dá pelos indivíduos que formam as famílias hoje.
Vocação significa amor! Na família aprendemos esse significado em quatro sentidos: amor filial, fraterno, dos esposos e por fim o paternal e maternal.


Como filhos aprendemos a experiência de receber o amor dos nossos pais e como irmãos aprendemos a experiência da partilhar e dividir todas as necessidades pelas quais passamos.
Como marido e mulher conhecemos a experiência da entrega, mas também a doação, quando passamos para nossos filhos tudo que aprendemos com os nossos pais.
Concluímos dizendo que, a vocação matrimonial está dentro de nossos corações e dela se origina todas as vocações que conhecemos.




Jairo Argileu e Célia Almeida
Pastoral da Família
Arquidiocese de Aracaju-SE


Nenhum comentário: