terça-feira, 8 de agosto de 2017

SOMOS UM POVO VOCACIONADO


O povo de Deus é por sua natureza um povo vocacionado. Se vocação deriva do verbo latino vocare, que quer dizer chamar, podemos afirmar que todo o povo de Deus é um povo vocacionado, pois as Sagradas Escrituras nos mostram que Deus chama em todo tempo e lugar homens e mulheres para se colocarem ao seu serviço e formarem um povo santo segundo a sua vontade. A partir disso podemos afirmar que nossa fé nasce da resposta ao Deus que se revela (cf. Dei Verbum, nº 5), que nos chama.
E o novo povo de Deus é justamente chamado de Ekklesia (Igreja) (do grego - assembleia de convocados), povo que escuta o seu Senhor, escuta o seu chamado, que se deixar transformar por ele e assim se põe ao seu serviço e de toda a humanidade. Assim, nas palavras do Cardeal Martini, “no batismo, o homem, em sua totalidade, é posto a serviço de todo homem”. Este serviço se dá em uma vocação específica.
A partir disso, a Igreja no Brasil instituiu o mês de agosto como o mês vocacional. Neste período ela nos convida a refletir e a rezar pelas vocações, mostrando a diversidade das formas de se responder ao Deus que chama, porque “as vocações são todas diferentes, cada uma é um caso, é uma história, um evento” (Cardeal Martini). Neste sentido, o mês vocacional é um tempo propício para olhar as vocações presentes na Igreja a serviço do Senhor e do seu povo. Por isso em cada, em cada domingo, o dia da assembleia cristã por excelência, nos é dada como intenção um tipo de vocação: sacerdotal, familiar, religiosas e os ministérios leigos.
Portanto, um dos principais objetivos deste mês é a promoção das vocações, convidando cada batizado a se colocar numa condição de escuta atenciosa ao Senhor: “Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. (Dt 6,4). É sendo atentos a este Senhor que nos chama a santidade, que poderemos encontrar nossa forma de responder a ele, em meios as tantas que com alegria e júbilo comemoramos e rezamos neste mês vocacional.
E se nossa vida de fé tem sua origem e fonte em Deus, assim também a nossa vocação, por isso um outro objetivo deste mês, e o mais importante, é ressaltar a necessidade de rezarmos sempre pelas vocações como o Senhor mesmo pediu: “a colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para sua colheita”. (Lc 10, 2).
Que a Virgem Maria, a Onipotência suplicante, modelo de docilidade ao chamado do Senhor, interceda por cada um de nós em nossa busca por corresponder à sua voz onde quer que nos encontremos, pois “vocação é dizer sempre sim” Àquele que nos chamou à vida.









                                                                                     


  Seminarista Manoel Messias
4°Ano de Teologia
Diocese de Estância-SE

Nenhum comentário: