quinta-feira, 10 de agosto de 2017

SACERDOTE: O HOMEM DA ETERNA UNIÃO


Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto (Jo 15,16). É com essa passagem bíblica dentre tantas outras que conseguimos vislumbrar o que seja o ministério sacerdotal. O sacerdote é aquele que foi escolhido por Jesus, não porque é o mais santo ou melhor dentre tantos outros, mas porque a ternura de Jesus o alcança de um modo inexplicável, mas tão profundo que é impossível não se render a este amor. Amor esse que se dá e se revela na liberdade humana e que tem a capacidade de plasmar, moldar, transformar uma vida e um coração humano diante de sua pequenez e fragilidade em um coração divino assim como o do mestre e pastor Jesus Cristo.

Olhar para o sacerdote é ver uma vida de renúncia, doação, serviço, entrega, sacrifício, contudo sempre envolto da graça de Deus, até porque sem ela nada poderia ser feito em totalidade. Principalmente diante de um mundo e uma sociedade egoísta, materialista, hedonista entre outras características que muitas das vezes levam a descredibilidade como alvo a ser atingido para assim deturpar a imagem do sacerdócio e perder sua força e credibilidade no mundo. Mas não olhemos para a fraqueza da qual todos estão propensos e tentados a cair, porém fixemos o nosso olhar para aquilo que é luz para a humanidade no ministério sacerdotal.


“O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus”, já dizia São João Maria Vianney, isso para explicar tão grande dom de Deus que é colocado e manifestado em meio a fragilidade humana. O sacerdote é a ponte entre Deus e o ser humano e é por meio dele que agindo em persona Christi, na pessoa de Cristo, que temos os diversos sacramentos, entretanto de modo especial o da Eucaristia e da Reconciliação, sacramentos estes que revelam a comunhão com Jesus de um modo admiravelmente lindo e profundo, onde o humano e o divino dão se as mãos, mas também onde a miséria humana é abraçada pela misericórdia divina. O que seria de nós sem a presença do sacerdote? Fica para reflexão pessoal.

A intenção desse texto aqui não é mostrar o sacerdote do ponto de vista teológico com suas teorias e estudos, nem tão pouco exaltar de modo sobrenatural, mas antes é mostrar essa eterna união que supera toda e qualquer imperfeição, esse tesouro que é depositado em vasos de argila, mas que sempre está à disposição para manifestar a glória e o poder de Deus. Portanto, rezemos pelos nossos sacerdotes para que sejam fiéis a missão a eles confiados, mas também para que muitos jovens se deixem tocar pelo chamado e a ternura divina e assim se coloquem com disposição e generosidade a vocação sacerdotal. Pelo amor de Maria, dai-nos santos sacerdotes ó Jesus.















Seminarista Tito Lívio
4° Ano de Teologia
Diocese de Estância-SE

Nenhum comentário: