terça-feira, 24 de janeiro de 2017

SEMINARISTAS REALIZAM SANTAS MISSÕES



  “A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai”. (AG 2).

    Atentos aos apelos do Papa Francisco que tem exortado a toda Igreja de Jesus Cristo a sair para as periferias geográficas e existenciais, os seminaristas da Arquidiocese de Aracaju, juntamente com nossos bispos, Dom João Costa José Costa e Dom Lessa, realizaram a Semana Missionária 2017. Este momento é de grande importância na vida dos futuros pastores do povo de Deus, pois eles têm um contato mais intenso com as diversas realidades da Igreja de Aracaju e, com isso, poderão discernir e fortalecer a vocação batismal e sacerdotal.


O objetivo geral da missão foi o de: Realizar o anúncio implícito e explicito da Pessoa de Jesus Cristo, cumprindo o mandato missionário “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Cf. Mc 16,15). As cidades escolhidas para ação missionária foram  Nossa Senhora das Dores e Capela.


A primeira cidade a receber os seminaristas em missão foi a cidade de Nossa Senhora da Dores. Nesta cidade a missão foi realizada entre os dias 03 a 08 de Janeiro, nas  paróquias de Nossa Senhora das Dores e São Cristóvão. Dom João realizou no dia 03 a Missa de envio na Paróquia São Cristóvão e logo em seguida os seminaristas foram enviados em missão e realizaram o trabalho de levar Jesus Cristo a todos, através do anúncio do Kérigma



A missão se encerrou no dia 08 na matriz de Nossa Senhora das Dores, com Santa Missa realizada por Dom João.


Na segunda-feira, dia 09, os seminaristas se reuniram com Dom José Palmeira Lessa para uma avaliação dos trabalhos realizados. Juntos todos partilharam sua experiência, encerrando a partilha com a celebração da Santa Missa.





A segunda cidade que recebeu os missionários foi a cidade de Capela. Essa segunda semana missionária aconteceu entre os dias 10 a 15 de Janeiro, nas Paróquias de  Nossa Senhora da Purificação e Nossa Senhora do Amparo. A abertura da missão foi na Paróquia Nossa Senhora da Purificação com a presença de Dom João. Os trabalhos se encerraram no 15 na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Na segunda-feira, dia 16, os seminaristas se reuniram com Dom José Palmeira Lessa para mais uma avaliação dos trabalhos realizados.







Os trabalhos de organização das missões ficaram por conta de Dom João, da equipe formativa do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição (Pe. Jânison de Sá, Pe. Arnaldo e Pe. Alan Valença) e dos padres da cidade de N.Sra. das Dores e Capela (Pe. Joselito, Pe. Nilton César, Pe. Tenório e Pe. Erisson). Além dos seminaristas missionários, estiveram presentes nas missões alguns leigos, diáconos e padres que se uniram para realizarem esta Semana Missionária 2017.




Nossa gratidão a Deus pelo bom êxito das missões, como também aos bispos, padres e missionários que tanto se doaram na organização e vivência das missões. Nossa imensa gratidão também a todo o povo de Deus das cidades onde se realizaram as missões. Agradecemos pelo acolhimento, fraternidade e caridade evangélica com que nos acolheram e trabalharam para o sucesso das missões.
Que Nossa Senhora da Conceição, a Rainha das missões continue a nos abençoar e interceder a Deus por cada um de nós. Que Deus vos abençoe!!!

Nenhum comentário: