sábado, 3 de dezembro de 2016

Formatura da turma de Teologia 2016/2.


Nessa sexta-feira, 02 de dezembro de 2016, aconteceu no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição à formatura dos concludentes do curso de Teologia. Na ocasião, realizou-se o ato de colação de grau e a celebração da Santa Missa em ação de graças pela conclusão de mais um etapa rumo ao sacerdócio de Cristo.

A turma adotou como epígrafe a celebre frase de Evágrio Pôntico: “Se rezas verdadeiramente, és um teólogo.” Os teólogos concludentes são:

*Aécio Cruz – Arquidiocese de Aracaju
* Anderson Gomes da Silva - Arquidiocese de Aracaju
* Diego Luiz da Silva – Diocese de Penedo
* Fábio Freitas dos Santos – Diocese de Palmeira dos Índios
* Jorge Frances Tavares de Souza – Diocese de Estância
* Josivaldo Nivaldo de Souza - Arquidiocese de Aracaju
* Lucas Pires Pereira - Arquidiocese de Aracaju
* Ronny Dennyson Monteiro Santana - Diocese de Palmeira dos Índios
* Thiago Barbosa Silva Souza - Diocese de Penedo
* Diácono Frei Marcos Martins de Cerqueira- Capuchinho



















O patrono da turma de teologia 2016/2 é o Prof. Dr. Pe. Jânison de Sá Santos (reitor do Seminário Maior), que além de formador exerceu a função de professor em alguns disciplinas teológicas. Em seu discurso, Pe. Jânison recordou às cinco dimensões que envolvem a formação sacerdotal, e ressaltou a acadêmica como uma dessas. Pediu aos formandos que usem a teologia não só como uma construção acadêmica, mas como caminho para uma vida de fé e não abandone jamais a oração do Santo Terço.

As atividades para esse ato celebrativo, começou ao entardecer com a oração das vésperas, seguida de um jantar festivo para os formandos. Em seguida, às 19:15h no prédio acadêmico, iniciou-se o ato de colação, e posteriormente, o descerramento da placa da turma. Terminado os dois atos, os formandos e convidados seguiram para a capela onde fora celebrada a Santa Missa em ação de graças por esse momento celebrativo na vida dos nossos seminaristas.

A Santa Missa foi presidida por Dom José Palmeira Lessa, arcebispo metropolitano, e concelebrada por diversos padres. Na ocasião, o arcebispo recordou em sua homilia que após um longo caminho esses jovens chegaram a etapa final da formação no seminário, mas a missão continua e estes jovens irão para novas atividades, enquanto aguardam, a ordenação diaconal e presbiteral.

























Após a benção final, o orador da turma o seminarista Ronny Denisson fez os agradecimentos da turma, externando sua gratidão a Deus, aos bispos, formadores, seminaristas, familiares e amigos, por fazerem parte dessa história.


O Seminário Maior, rejubila por cooperar na formação de mais uma turma de teólogos. E pede a Virgem Maria, que rogue pela vida desses jovens que caminham para o seguimento de Cristo, através do sacerdócio.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS:
























Nenhum comentário: