segunda-feira, 28 de novembro de 2016

SEMINARISTAS RECEBEM O MINISTÉRIO DE LEITOR


Nesta segunda-feira, dia 28 de novembro de 2016, na primeira semana do Advento. 
Os seminaristas da Arquidiocese de Aracaju, foram instituídos leitores. São eles: Afonso Filho, Diogenes Rodrigo, João Carlos, José Moisés, Luis Gustavo.

  
 Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras.
 O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

A santa missa foi presidida por Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Metropolitano e concelebrada pelos sacerdotes: Pe. Jânison de Sá (magnífico reitor do seminário) e Pe. Arnaldo (ecônomo do seminário). 


Estiveram presentes, além dos seminaristas, alguns amigos e familiares dos seminaristas que foram intuídos leitores.


Na sua homilia, Dom José Palmeira Lessa falou da beleza de receber esse ministério no período do Advento, tempo em que esperamos “Aquele que vem”, fazendo com que a palavra que os leitores irão proclamar se torne carne. Recordou que esta seria a última vez que concederia o ministério de leitorato, enquanto Arcebispo da Arquidiocese.

Ao término da celebração, o seminarista Diógenes dirigiu algumas palavras aos que estavam presente, externando a alegria e gratidão de todos que receberam o ministério, além de recordar que esse é mais um passo rumo ao sacerdócio.

Nenhum comentário: