domingo, 27 de novembro de 2016

ASSEMBLEIA DE PASTORAL DA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU



Após um período de preparação, realizou-se nos dias 25 e 26 de Novembro do ano corrente, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2016. 
Com muita alegria e esperança, os fiéis leigos e leigas, religiosos e religiosas, seminaristas, padres e bispos se reuniram para esses dois  dias de muita oração, trabalho e comunhão. Sabe-se que até chegar esse momento foram realizadas várias atividades (reuniões, formações, envio de questionários para as paróquias, etc), visando a construção desse plano para que o mesmo estivesse ligado diretamente ao contexto da nossa Arquidiocese. A realização desse momento estava sob a coordenação dos bispos Dom Lessa e Dom João e de um comissão geral.  


Desde as primeiras horas do dia 25, as atividades da assembleia estavam a todo vapor, iniciando-as com a celebração da Santa Missa presidida por Dom João. Posteriormente, Dom Lessa fez a abertura oficial desse momento apresentando sua alegria em ver a Igreja particular de Aracaju reunida para planejar a sua caminhada para os anos de 2017-2019; recordou que esse planejamento será posto em prática por seu sucessor Dom João e pediu que caminhassem em comunhão com ele.

Os trabalhos da assembleia foi assessorado pelo Pe. José Carlos Pereira:

é padre passionista, teólogo pastoralista, com doutorado em Sociologia pela PUC/SP. É autor de mais de 45 livros, em diversas áreas. 

É membro do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (NURES), do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP. 
É articulista da Revista Paróquias & Casas Religiosas, da qual também faz parte do Conselho de conteúdo e participou das pesquisas do CERIS (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais), fazendo a análise sociológica das suas últimas pesquisas sobre a realidade do clero brasileiro. É assessor do CCM (Centro Cultural Missionário), de Brasília/DF, organismo da CNBB e ministra cursos e palestras em paróquias e dioceses do Brasil.




A programação foi dividida em: momentos de entrosamento entre os participantes, orações, apresentação do protótipo do plano, trabalhos em grupos por vicariato, palestras e intervenções dos participantes para ajuste do plano. Além dos momentos culturais: apresentação do coral do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição e noite de autógrafos concedida pelo Pe. José Carlos.

Foi um momento de suma importância para a caminhada da Arquidiocese de Aracaju, onde em comunhão (bispos, leigos, padres, consagrados (as)) buscaram construir os novos rumos para os anos 2017-2019 com caráter participativo para uma maior abrangência e proximidade com a nossa realidade.


Durante a realização da assembleia, os seminaristas da Arquidiocese de Aracaju aproveitaram o momento e fizeram uma belíssima homenagem a Dom Lessa, exibindo um vídeo narrando toda trajetória de vida do nosso pastor, recitação de poesia e apresentação musical. 




 Os trabalhos da assembleia se encerraram com a Celebração Eucarística presidida por Dom Lessa. 




Rogamos que a Virgem Imaculada possa continuar intercedendo pelo povo de Deus que está na Arquidiocese de Aracaju, para que possamos continuar nossa missão evangelizadora em comunhão e fraternidade. Que ela nos ajude a colocarmos em prática o plano que fora elaborado, sendo nosso exemplo de discípula missionária. 


Nenhum comentário: