quinta-feira, 6 de outubro de 2016

SEMINARISTAS ESTUDANTES DE MISSIOLOGIA RECEBEM VISITA DE MISSIONÁRIOS


Na manhã da última terça-feira, 04 de outubro de 2016, os alunos do 4º ano de teologia do Centro Acadêmico do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição receberam a visita de dois missionários da Congregação do Verbo Divino. Tal visita aconteceu por causa do convite do professor de missiologia e também magnífico reitor do nosso Seminário, o Pe Jânison de Sá.

A iniciativa de trazer os Verbitas a sala de aula do curso de missiologia é uma ressonância aos estudos do Decreto Ad Gentes sobre a atividade missionária da Igreja. O documento conciliar enfatiza a natureza missionária da Igreja e afirma que isso é uma orientação fundamental de todas as suas atividades. Porém, vem fazer um apelo especial as missões estrangeiras, aos povos como observamos logo no início do texto do Concílio Vaticano II o qual diz que todo esforço é dado por aquela que deve ser “sacramento universal de salvação” para anunciar o Evangelho a todos os homens.


Os missionários foram os Padres Antônio e José, oriundos da Indonésia e da Índia, respectivamente. O primeiro está no Brasil há mais de 10 anos, já o segundo chegou em 2013, ambos atuam na Paróquia Santíssima Trindade, Bairro Santa Maria, Arquidiocese de Aracaju juntamente com mais outro padre e irmão leigo.  Como dito, são membros da Congregação do Verbo Divino fundada em 1875 na Holanda pelo alemão Santo Arnaldo Janssen e que tem como carisma a missão em anunciar a palavra de Deus a todos os povos.
Reunidos com os quartanistas expuseram tanto sobre a sua congregação como sobre as realidades de seus países de origem e suas experiências missionárias. Isso possibilitou aos alunos observarem aquilo que os Padres Conciliares relataram da necessidade de ir a todas as nações, bem como nos evidenciou a responsabilidade para com o mundo, nisso a missão é radicalmente local e universal.

Nós, estudantes do 4º ano de Teologia e o Prof. Dr. Pe Jânison de Sá, agradecemos aos Irmãos Verbitas pelo testemunho e partilha. E pedimos com a intercessão da Virgem Santíssima, a Estrela da Evangelização, para que Deus os abençoe e continue suscitando jovens dispostos a proclamar a palavra de Deus a todas as pessoas e suscitar novas comunidades do Povo de Deus.








Aécio Cruz
4° Ano de Teologia

Nenhum comentário: