sexta-feira, 23 de setembro de 2016

SEMINÁRIO RECEBE PARTE DO ACERVO PESSOAL DE DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE, ARCEBISPO EMÉRITO.

O Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, recebeu com uma dádiva no dia 23 de setembro de 2016, parte do acervo da biblioteca particular do arcebispo emérito da Arquidiocese de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte. Esses livros se encontravam no Instituto Dom Luciano Duarte, foram doadas diversas obras de: filosofia, teologia, psicologia, entre outras aéreas do saber.
Quem foi Dom Luciano? “Com o falecimento de Dom José Vicente Távora, em 1970, Dom Luciano José Cabral Duarte, que já exercia as funções de Bispo Auxiliar, foi nomeado pelo Papa Paulo VI, o 2º Arcebispo Metropolitano de Aracaju. Ainda como Bispo Auxiliar de Aracaju, na condição de Diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, como membro do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, especificamente como Presidente da Câmara de Ensino Médio e Superior, e, posteriormente, como membro atuante do Conselho Federal de Educação, notabilizou-se pela maneira como se empenhou pela criação da Universidade Federal de Sergipe. Sua presença atuante foi deveras marcante para o advento da Universidade, inclusive incorporando-lhe a Faculdade Católica de Filosofia, a Faculdade de Serviço Social e o Colégio de Aplicação, este último por ele mesmo fundado. Como Arcebispo realizou diversas atividades, a saber: Incrementou o cultivo das vocações sacerdotais; Fundou o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em consonância com os outros bispos da província; Criou várias paróquias na Capital e no interior; Ordenou vários sacerdotes; Lutou pelos direitos da empregadas domésticas em Sergipe e no Brasil; Fundou um centro para recuperação de mulheres marginalizadas; Fundou o museu de arte sacra, entre outras atividades.”
O Seminário Maior, externa sua gratidão a senhora Carmen Duarte (irmã de Dom Luciano), por ofertar parte desse precioso e histórico acervo de uma figura singular na história da Igreja e do Estado de Sergipe. O nosso seminário conta com uma vasta biblioteca, porém, essas obras estarão em uma sala reservada, para uma maior preservação.

Fonte: Livro Presença Participativa da Igreja Católica nos 150 anos de Aracaju – Monsenhor José Carvalho.

Confira mais fotos:





Nenhum comentário: