quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Natividade de Nossa Senhora

Natividade de Nossa Senhora

O nascimento de Maria Santíssima traz ao mundo o anuncio jubiloso de uma boa nova: a  Mãe do Salvador já está entre nós. Ele é o alvorecer prenunciativo de nossa salvação, o início  histórico da obra da Redenção.

São Pedro Damião afirma em sua homilia para essa festa:
"Deus onipotente, antes que o homem caísse, previu a sua queda e decidiu, antes dos séculos, a redenção humana. Decidiu Ele encarnar-se em Maria." "Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu."
Santa Ana e Nossa Senhora Menina.jpg"Santo Afonso de Ligório, por sua vez, comenta: "A nossa celeste menina, tanto por causa de seu ofício de medianeira do mundo, como em vista de sua vocação para Mãe do Redentor, recebeu, desde o primeiro instante de sua vida, graça mais abundante que a de todos os Santos reunidos. E que admirável espetáculo para o Céu e para a Terra, não seria a alma dessa bem-aventurada menina, encerrada ainda no seio de sua mãe! Era a criatura mais amável aos olhos de Deus, pois que, já cumulada de graças e méritos, podia dizer: 'Quando era pequenina agradei ao Altíssimo'. E ao mesmo tempo era a criatura mais amante de Deus, de quantas até então haviam existido.
"Houvera, pois, nascido imediatamente após a sua Imaculada Conceição, e já teria vindo ao mundo mais rica em méritos e mais santa do que toda a corte dos Santos. Imaginemos, agora, quanto mais santa nasceu a Virgem, vendo a luz do mundo só depois de nove meses, os quais passou adquirindo novos merecimentos no seio materno!"
Com o coração cheio de júbilo por acolhermos aquela que é mãe de Deus e nossa, os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição celebraram a festa da Natividade de Nossa Senhora. A missa foi presidida pelo Frei Davi, OFM* e concelebrada pelo Pe. Jânison (Reitor) e pe. Arnaldo (Ecônomo).
Na homilia o Frei exortava aos seminaristas a dar o Sim como Maria, livre e por inteiro. Assim como a aurora traz o brilho do sol, Maria, a aurora da Salvação, nos apresenta Jesus Cristo.
*Ordem dos Franciscanos Menores
Confira algumas imagens da celebração.
























2 comentários:

Unknown disse...

Gostei 👏👏👏👍

Unknown disse...

Gostei 👏👏👏👍