sábado, 17 de setembro de 2016

ARQUIDIOCESE DE ARACAJU REALIZA IV SEMINÁRIO FÉ E POLÍTICA

IV SEMINÁRIO DE FÉ E POLÍTICA - CONAL/ARACAJU



Nessa sexta-feira dia 16 de setembro de 2016, realizou-se no auditório do Tribunal de Contas do Estado a abertura do IV Seminário de Fé e Política Dom Hélder Câmara, como o tema: “Resgatar a dignidade na política”. O evento é realizado pela Arquidiocese de Aracaju e o CONAL (Conselho Nacional do Laicato) em parceria com outros departamentos e contou com a presença de fiéis, padres e seminaristas, além de lideranças.

Baseando-se na Doutrina Social da Igreja e alguns discursos do papa Francisco, a temática tem por finalidade refletir os cenários político, econômico, jurídico e Cultural do nosso país e estado. Sabe-se que a Igreja ao anunciar o Evangelho também se preocupa com o bem comum, orientação e formação de consciência. Como afirma o papa Francisco: “Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão. Nós, cristãos, não podemos fazer de Pilatos, lavar as mãos. Não podemos! Temos de nos meter na política porque a política é uma das formas mais altas de caridade. Porque procura o bem comum. Os cristãos leigos devem trabalhar na política”.



A programação contou, incialmente, com um momento de mística. Posteriormente, cantou-se o hino nacional e Dom João deu uma palavra inicial de abertura do evento, seguido das palestras: Análise Socioeconômica e Política em Sergipe com o professor José Lima (UFS); O pensamento da Igreja sobre a política e participação dos Cristãos com o Pe. Christiano Silvestre, tendo debates.









O ponto cume do evento foi a palestra proferida por Dom Joaquim Mol (Reitor da PUC-MG) com o tema: “Análise da Conjuntura Nacional”, onde ele ressaltou que “O atual momento vivido pelo Brasil exige a coragem e a ousadia para desenvolver a comunhão, não obstante as diferenças. Ultrapassar a superfície conflitual para alcançar a unidade exige um ato de generosidade, implica projetar o contraste das polaridades sobre o plano das potencialidades que nos unem e da alegria de se viver juntos. Isso é praticar misericórdia em tempos de ira.”


Encerrou-se as reflexões fazendo um panorama do que fora discutido no seminário e das contribuições para conscientização dos cristãos frente a sociedade resgatando a dimensão da responsabilidade de todos para a mudança do cenário nacional, principalmente, nesse ano eleitoral.

Confira abaixo mais fotos deste evento: 




Nenhum comentário: