sábado, 6 de fevereiro de 2016

RETIRO ESPIRITUAL 2016/1



Seminaristas e formadores após o término do Retiro

O Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição realizou entre os dias 1 e 4 de fevereiro o retiro espiritual semestral para os seus seminaristas na pousada do padre, no povoado Porto do mato em Estancia/SE, abrindo assim as atividades formativas do ano de 2016. Desta vez, o retiro fora orientado pelo Revmo. Pe. Humberto da Silva, vigário Geral da Diocese de Estância e Diretor espiritual do seminário. Em suas colocações o padre Humberto fez questão de frisar que “o olhar misericordioso de Deus sobre nós e nosso processo vocacional”, seria o fio condutor das meditações. Em sintonia com toda a Igreja neste ano da misericórdia, meditamos acerca do tema: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. ” (Mt 5, 7). Assim, os seminaristas foram conduzidos a refletir sobre a ação do amor de Deus em suas vidas.
A programação contou com momentos de oração com a liturgia das horas, reflexão mediada pelo pregador, deserto, Lectio Divina, momento Mariano, adoração, além do ápice da vida Cristã, a saber, a celebração do santo Sacrifício da Missa.
Seminarista no momento de Deserto
O retiro é sempre um momento extremamente profundo para a vida daqueles que se colocam a disposição na escola de Jesus, ouvindo assim o apelo do mestre “vinde sozinhos a um lugar deserto e descansai um pouco. ” (Mt 6, 31). De início, o padre pregador exortava aos seminaristas a deixarem-se surpreender por Deus. Dizia ainda citando Anselm Grun, que: “ Não são as virtudes que abrem o acesso a Deus, mas a fraqueza humana. ”
Seminarista no momento de Deserto
Ora, a “ misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados sempre, apesar da limitação do nosso pecado. ” (Misericordiae Vultus). Tal qual a parábola do Bom Samaritano (Cf. Lc 10, 30-37), os seminaristas foram chamados a passar da Miséria à Misericórdia; a Conhecer-se e a conhecer o Senhor como Natanael assim o fez (Cf. Jo 1, 43-51), Mas também a enxergar os altos e baixos de um discípulo de Jesus, na figura de Pedro (Cf. Mt 14, 24-33), concluía “Ele (Pedro) não teme porque se afunda, mas se afunda porque teme.” (Pe. Humberto). Na sua última meditação, o padre dedicou especial atenção a Nossa Senhora, a “Mãe da Misericórdia.” Ele citou o Papa Francisco na Misericordiae Vultus, “... Ninguém como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem... A mãe do Crucificado Ressuscitado entrou no santuário da misericórdia divina, porque participou intimamente do mistério do seu amor. ”
Por fim, motivados pela exortação a recomeçar sempre, não tendo nada como pressuposto, sempre recomeçar a partir de Cristo, os seminaristas retornaram ao seminário para dar continuidade ao processo de formação.

Confira mais fotos dos nosso retiro em: https://www.facebook.com/seminario.dearacaju?ref=ts&fref=ts


Fonte: ASCOM 

Nenhum comentário: