sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Aniversariantes do mês de Outubro

Na oportunidade, o Padre Carlos Henrique, ecônomo desta Casa de Formação, foi homenageado pelo seu natalício.

No final de cada mês a comunidade se reúne para comemorar os aniversários ocorridos. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Visita de Dom Mario

Nesta quarta feira 22 de outubro, recebemos em nosso seminário a visita do bispo da diocese de Propriá-se Dom Mario, onde o mesmo celebrou a Eucaristia. Estavam presentes na celebração os padres: Jânison (reitor) e os vice-reitores Pe. Vadson e Pe. Chistiano.


Celebração Eucarística 

Proclamação do Evangelho 

Homilia

Dom Mario, Pe. Jânison, Pe. Vadson e Pe. Chistiano.

Seminário celebra São João Paulo II





terça-feira, 20 de outubro de 2015

Admissão as Ordens Sacras dos seminaristas da Diocese de Estância-se

Excelentíssimo, Reverendíssimo Dom Giovanni Crippa, Bispo de Estância; Magnífico reitor Pe. Jânison de Sá Santos; formadores e padres presentes; caros seminaristas e familiares.   
 Hoje é um dia muito especial para nós, no qual recebemos da Igreja a graça de sermos admitidos às ordens sacras, por isso nos alegramos e reconhecemos que tudo na nossa vida é dom gratuito de Deus, que não chama de acordo com os critérios humanos. Portanto, é o próprio Senhor que nos diz: “Não foste vós que me escolheste, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos e vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). Assim, depois desse período de caminhada formativa em meio as alegrias e as dificuldades, podemos agora dizer que começa uma nova etapa nas nossas vidas.
Por isso, rendemos ao Deus todo Poderoso, o nosso louvor e o nossa gratidão. A Ele toda honra e toda glória, agora e por toda a eternidade e o nosso primeiro agradecimento, por nos presentear com o dom da vida e da vocação.
Agradecemos a Virgem Santíssima, Mãe de Jesus e nossa Mãe, que nos ajuda e nos conduz com seu amor nessa caminhada rumo a céu.
Agradecemos também aos nossos pais, porque nos transmitiram a vida e cuidou de cada um de nós em meio as dificuldades que tivemos de enfrentar para que pudéssemos estar aqui; e também a todos os demais familiares e amigos.
Agradecemos aos padres que nos proporcionaram a graça de nos tornar filhos de Deus pelo santo batismo; e também aos nossos párocos e aos demais padres que nos acompanham nesta caminhada vocacional.
Agradecemos aos nossos formadores nas pessoas do Padre Fagner, reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora de Guadalupe, da diocese de Estância, e do Padre Jânisson, reitor desta casa de formação.  A todos a nossa gratidão e amizade.
Agradecemos aos nossos irmãos seminaristas que no dia-a-dia estão conosco, e nos ajudam na caminhada vocacional. Agradecemos de forma particular aos seminaristas da nossa diocese, os que residem nesta casa de formação e aos propedeutas. Agradecemos ao seminaristas do segundo ano de teologia, que convive conosco. Obrigado pela amizade e companheirismo. Agradecemos, também a todas as pessoas, os que de alguma forma contribuiu, e contribui, para nossa formação e a todas pessoas que oram por nós.
Por fim, agradecemos a Igreja de Estância, que acolheu nossa vocação e tem cuidado de cada um de nós durante este período formativo. Elevamos o nosso agradecimento, de forma particular, ao nosso Bispo diocesano, Dom Giovanni Crippa pelo seu carinho, acolhida e o cuidado para com todos nós seminaristas. Ao senhor nossa gratidão e amizade.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.


Seminarista Mário Ribeiro segundo 
ano de teologia.





Santa missa.

Santa missa.

Seminaristas: José Tito Lívio, José Adelmo, João Antônio, Manoel Messias,  Mário Ribeiro 


Santa missa.



O Evangelho foi Proclamado pelo Pe. Rodrigo. (Diocese de Estância)

Seminaristas José Adelmo e João Antônio 

Homilia Giovanni Crippa.

Rito da admissão.

Seminarista Mário Ribeiro. 

Seminarista Manoel Messias 

Seminarista  José Tito Lívio

Seminarista José Adelmo

Seminarista  João Antônio 

Os agradecimentos foram feitos pelo  Seminarista Mário Ribeiro.



Dom Giovanni Crippa,  Pe. Fagner, Pe. Ilmar, Pe. Paulo André , Pe. Rodrigo, Pe. Vagner, Pe. Vadson, Pe. Jânison, Pe. Chistiano.









Implantação do Comise

"Vos farei pescadores de homens" (Mt4,19).

Ciente da importância que tem a formação missionária para os futuros presbíteros da Igreja, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição atento ao mandato do Senhor a seus discípulos de ir e anunciar à Boa Nova, na pessoa de seus formadores, incentivou a implantação do Conselho Missionário para Seminaristas-COMISE. Por isso, após meses de estudos e debates para redação dos estatutos deste conselho, no dia 20 de outubro de 2015 foi oficialmente implantado com a celebração eucarística presidida por D. Giovanni Crippa, IMC, bispo referencial para a missão no Regional CNBB NE3 e membro da Comissão Episcopal da Ação Missionária da CNBB-Nacional.

O COMISE é um organismo da Pontifícia União Missionária com a finalidade de proporcionar aos futuros presbíteros "uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios da missão universal da Igreja". Na realidade do COMISE-Sergipe, ele é um conselho a nível provincial, tendo em vista também ser assim o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Tal conselho é formado pela representação de seminaristas das três dioceses do estado sergipano, a saber, Arquidiocese de Aracaju, Dioceses de Estância e de Propriá, com o dever de estimular o espírito missionário na comunidade do seminário e deste modo atender ao apelo da Igreja de termos futuramente missionários-presbíteros.

Segundo o teólogo Metz, "hoje todo cristão praticamente está numa situação missionária e é questionado sobre sua situação", sendo assim, por ocasião do mês missionário e para alertar os seminaristas sobre seu papel como cristãos e de cristãos que almejam o sacerdócio do Cristo, o COMISE-Sergipe organizou algumas atividades, como terço e tríduo missionário, missa pela evangelização dos povos, na qual fora feita coleta para a campanha missionária. E também foi realizada uma noite de formação tendo como ministrante o D. Giovanni,IMC, Bispo Diocesano de Estância. Este nos apresentou a missão nos quatro Evangelhos, recordando que a missão é feita de pessoa a pessoa, de coração à coração. O bispo, um missionário italiano há mais de 10 anos no Brasil, citando a exortação apostólica Evangelii Nuntiandi exortou que "evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade" (n.14). Bem como da salutar necessidade de se ter um COMISE num seminário para amanhã termos missionários-presbíteros, conscientes da responsabilidade do "Ide, anunciai e fazei discípulos".

No fim deste momento formativo foram apresentados os seminaristas membros do Conselho a toda comunidade seminarística e também passado para cada um dos residentes nesta casa de formação uma cópia da Carta-compromisso do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, realizado em julho passado na Arquidiocese de Belo Horizonte.


Com isso, fica-nos a certeza de buscar cada vez mais se configurar a Cristo, sumo e eterno sacerdote, é também almejar ser, além de bons pastores, pescadores de homens. E desta forma ser uma Igreja em saída, que vai sem medo para servir a todos.
Seminarista Aécio Cruz 


D. Giovanni Crippa, falando sobre a missão.


Seminaristas que fazem parte do Comise.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Visita do missionário redentorista Pe. Geraldo

Santa Missa

Proclamação do Evangelho. Pe. Jânison (reitor)

Pe. Geraldo (homilia)





Pe. Vadson; Pe. Christiano; Pe. Geraldo; Pe. Jânison

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

21 anos do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição

Há 21 anos formando padres para a Igreja de Sergipe, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição foi fundado em 7 de Outubro de 1994. 

O dia festivo começou com a visita da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ela está na Arquidiocese de Aracaju a pouco mais de um mês, peregrinando por todas as paróquias, por ocasião dos 300 anos da devoção. Formadores e seminaristas rezaram o ofício da Virgem Maria, agradecendo a Deus pelas graças derramadas em todos estes anos.

Às 10h30, o Arcebispo Metropolitano Dom José Palmeira Lessa chegou ao Seminário para celebrar a Santa Missa em ação de graças pelo aniversário de fundação desta Casa de formação. Na celebração, foram instituídos no ministério de acólito os seminaristas Dennysson Malaquias e José Góis. 

Em seguida, as comemorações seguiram com a recepção. Nesta, foram apresentadas diversas homenagens prestadas a Igreja que está em Sergipe, nas pessoas dos bispos, dos padres e de todos que ajudaram a construir o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Num discurso, Dom Lessa destacou a bondade de Deus manifesta na construção deste Seminário, o qual recebeu nestas duas décadas, providencialmente, inúmeros colaboradores. 

Além do Arcebispo, muitos padres, antigos formadores e funcionários participaram da festa. As comemorações seguiram até o final da noite.