terça-feira, 20 de outubro de 2015

Implantação do Comise

"Vos farei pescadores de homens" (Mt4,19).

Ciente da importância que tem a formação missionária para os futuros presbíteros da Igreja, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição atento ao mandato do Senhor a seus discípulos de ir e anunciar à Boa Nova, na pessoa de seus formadores, incentivou a implantação do Conselho Missionário para Seminaristas-COMISE. Por isso, após meses de estudos e debates para redação dos estatutos deste conselho, no dia 20 de outubro de 2015 foi oficialmente implantado com a celebração eucarística presidida por D. Giovanni Crippa, IMC, bispo referencial para a missão no Regional CNBB NE3 e membro da Comissão Episcopal da Ação Missionária da CNBB-Nacional.

O COMISE é um organismo da Pontifícia União Missionária com a finalidade de proporcionar aos futuros presbíteros "uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios da missão universal da Igreja". Na realidade do COMISE-Sergipe, ele é um conselho a nível provincial, tendo em vista também ser assim o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Tal conselho é formado pela representação de seminaristas das três dioceses do estado sergipano, a saber, Arquidiocese de Aracaju, Dioceses de Estância e de Propriá, com o dever de estimular o espírito missionário na comunidade do seminário e deste modo atender ao apelo da Igreja de termos futuramente missionários-presbíteros.

Segundo o teólogo Metz, "hoje todo cristão praticamente está numa situação missionária e é questionado sobre sua situação", sendo assim, por ocasião do mês missionário e para alertar os seminaristas sobre seu papel como cristãos e de cristãos que almejam o sacerdócio do Cristo, o COMISE-Sergipe organizou algumas atividades, como terço e tríduo missionário, missa pela evangelização dos povos, na qual fora feita coleta para a campanha missionária. E também foi realizada uma noite de formação tendo como ministrante o D. Giovanni,IMC, Bispo Diocesano de Estância. Este nos apresentou a missão nos quatro Evangelhos, recordando que a missão é feita de pessoa a pessoa, de coração à coração. O bispo, um missionário italiano há mais de 10 anos no Brasil, citando a exortação apostólica Evangelii Nuntiandi exortou que "evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade" (n.14). Bem como da salutar necessidade de se ter um COMISE num seminário para amanhã termos missionários-presbíteros, conscientes da responsabilidade do "Ide, anunciai e fazei discípulos".

No fim deste momento formativo foram apresentados os seminaristas membros do Conselho a toda comunidade seminarística e também passado para cada um dos residentes nesta casa de formação uma cópia da Carta-compromisso do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, realizado em julho passado na Arquidiocese de Belo Horizonte.


Com isso, fica-nos a certeza de buscar cada vez mais se configurar a Cristo, sumo e eterno sacerdote, é também almejar ser, além de bons pastores, pescadores de homens. E desta forma ser uma Igreja em saída, que vai sem medo para servir a todos.
Seminarista Aécio Cruz 


D. Giovanni Crippa, falando sobre a missão.


Seminaristas que fazem parte do Comise.

Nenhum comentário: