quarta-feira, 13 de maio de 2015

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima



“Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”


Estando nesse mês de maio, este no Brasil dedicado a Virgem Maria, mês também dedicado às mães e as noivas, não podemos deixar de refletir um pouco sobre o mistério de Deus realizado na vida de Nossa Senhora. Ela, que é modelo de mãe maior, nesse mês é lembrada com o Título: Nossa Senhora de Fátima. E quem não conhece a tão tocante história da Virgem de Fátima e suas aparições aos pastorinhos? Quantas e tantas devoções espalhadas pelo mundo em honra a Nossa Senhora sob tal título?

Sendo assim, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição e os seminaristas (28) que compõem o terceiro andar, este dedicado a Nossa Senhora de Fátima, não podiam deixar de celebrar essa festa, com um tríduo preparatório e dia solene em brasão a sua padroeira. 

Antes disso é válido fazer uma breve recordação da bela aparição da Virgem aos pastorinhos. Foi no dia 13 de Maio de 1917, Lúcia, Francisco e Jacinta estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria. De repente, observavam dois clarões como de relâmpagos, e em segunda viram, sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, uma Senhora de beleza incomparável. Era uma Senhora vestida de branco, mais brilhante do que o sol, irradiando luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina. Lúcia jamais conseguiu descrever perfeitamente os traços dessa fisionomia tão brilhante. Com voz maternal e suave, Nossa Senhora tranquiliza as três crianças. (Relato da Primeira Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, sendo que existem mais cinco aparições).


Primeiras Vésperas.
Celebrante Pe. Vadson (Vice-reitor)


Bênção Final.
Pe. Vadson (Vice-reito), Seminaristas: Weslley, Roberto, Tito Lívio, José Fernandes.



Laudes solene.

Celebrante Pe. Carlos Henrique (ecônomo)



Pe. Carlos Henrique ( ecônomo); Seminaristas: Fransimar, Jeanderson, Marcos Vinicius e Rafael.  

Hoje, dia festivo, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Vadson (vice-reitor), os concelebrantes Padre Jânison (reitor), e o Padre Pedro Vidal (diretor espiritual). Contou com a participação de todos os seminaristas desta casa de formação. A dinâmica da liturgia nos levou a refletirmos sobre o sim e obediência de Maria.




Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Pe. Vadson (vice-reitor) celebrando Festa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima



Concelebrantes Pe. Jânison (reitor), e o Pe.  Pedro Vidal (diretor espiritual).

Pe. Jânison (reitor) Proclamando o Evangelho.



Na sua reflexão o Padre Vadson nos exortou: “Que a Igreja se alegra em poder celebrar esta festa em honra a Nossa Senhora e Mãe. E nos relatou as suas experiências com Nossa Senhora de Fátima; a primeira dela foi quando ainda pequeno era coroinha  na sua paróquia de origem dedicada a este título da Virgem Santíssima; segunda experiência foi quando estudo no Seminário Nª Senhora de Fátima, na cidade de Brasília e também a oportunidade de conhecer o Santuário de Fátima, em Portugal. Mas devemos sempre lembrar que o centro de tudo nesta celebração é o Nosso Senhor Jesus Cristo, cerne da nossa fé e vida, o qual Maria, intercessora nossa, serviu sendo para nós modelo de discipulado”, nos recordou o formador. 

Ainda nos disse que: “Maria foi aquela que pelo seu sim, nos trouxe o Salvador. Que Maria como Santa que é nos serve de exemplo. Por isso, que possamos extrair suas virtudes e aderi-las em nossa vida. Que a vontade de Deus acontecida, concretizada em Maria, seja reflexo para nossa vida e caminhada. Uma mulher virtuosa. Quanto mais feliz aquele que faz a vontade de Deus. Que hoje não seja mais um dia 13 de Maio em nossas vidas, mas que façamos diferente deixemo-nos envolver pelo amor de Maria. Que não saiamos desta Santa Missa, vazios, do mesmo jeito que entrarmos, mas sim, renovados. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!”





No final da Santa Missa, o Padre Vadson, agradece pela oportunidade de presidir esta belíssima festa de Nossa Senhora de Fátima, uma vez que Ela que sempre vos acompanha na sua vida.




Terminando este dia especial, os seminaristas do terceiro andar, celebrando a sua padroeira, organizaram um jantar festivo, momento de confraternização, de partilha e alegria.





“A treze de maio na cova da Íria
No céu aparece a Virgem Maria
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria.”

Nossa Senhora de Fátima, Rogai por Nós!



Nenhum comentário: