sexta-feira, 1 de maio de 2015

Congresso Concílio Vaticano II - 2º dia

Mais um dia de atualizações e aprendizados guiados pelo Espírito Santo, verdadeiro protagonista do Concílio Vaticano II. O segundo dia do Congresso Concílio Vaticano II foi iniciado com a Santa Missa celebrada por Dom Mário Rino Sivieri, Bispo da diocese de Propriá, contando com as presenças dos bispos Dom Armando Bucciol, Dom José Maria Pires e Dom José Palmeira Lessa como concelebrantes.


Em seguida, a conferência sobre a Sacrossanctum Concilium, com Dom Armando Buccio, elucidou a importância do Concílio para a Sagrada Liturgia. O Bispo destacou que as celebrações litúrgicas não devem se transformar em mecanismos de sedução, ele lembrou que a celebração católica deve se caracterizar pela condução a Jesus Cristo. 

Ainda pela manhã, o Pe. Ms. Helenon Bezerra dos Anjos discorreu sobre a influência do pensamento de Karl Rahner, teólogo de grande influência no Concílio Vaticano II. 

O Pe. Ms. José Wilson Andrade postulou acerca da contribuição do Pe. Ibiapina e de Antônio Conselheiro naquele período de mudança.

Pela tarde, uma "mesa redonda" discutiu a Encíclica Dei Verbum (Revelação Divina), com a participação de Ir. Ms. Ivete Holthmam, Pe. Videlson Teles e Pe. Carlos Henrique como mediador.

Seguindo a programação, o Padre Isaías Nascimento discorreu sobre a participação dos bispos de Sergipe na época discutida (durante o Concílio). 

E por fim, ao cair da tarde, o tão esperado e emocionante testemunho de Dom José Maria Pires, um dos bispos brasileiros participantes do Concílio Vaticano II. 

Assim, finalizou-se o segundo dia do Congresso com um cativante jantar nordestino.


Dom José Palmeira Lessa, Dom José Maria Pires, Dom Mário Rino Sivieri e Dom Armando Bucciol.





Dom Armando Bucciol - Conferência sobre a Sacrossanctum Concilium / O Padre Rodrigo Fraga, da Diocese de Estância, mediou as inserções.
Pe. Ms. Helelon Bezerra postulando sobre o pensamento de Karl Rahner


Pe. Ms. José Wilson discorre sobre o Pe. Ibiapina e Antônio Conselheiro


Debate sobre a Revelação Divina com Pe. Videlson Teles, Pe. Carlos Henrique e Ir. Ivete Holthmam.
Pe. Isaias postulando sobre a participação dos Bispos de Sergipe no Concílio Vaticano II.
Dom José Maria Pires - testemunho sobre a sua participação no Concílio Vaticano II.
Dom José Maria Pires - Arcebispo emérito da Paraíba-PB

Nenhum comentário: