sexta-feira, 17 de abril de 2015

RETIRO MENSAL DOS SEMINARISTAS



Nesta quinta-feira (16/05), realizou-se no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição mais um retiro mensal, essa ocasião na formação dos futuros presbíteros da Igreja de Cristo é de suma importância para o discernimento da vontade do Pai os mesmos. E este mês teve como condutor o Pe Adinaldo, Vigário Forâneo e Pároco da Paróquia São José, na cidade de Pedrinhas, Diocese de Estância.
O retiro iniciou com a Hora Média (Oração das Quinze Horas), logo após, o Padre, exortou, dizendo: “Para sermos bons cristãos é necessário sermos amigos íntimos de Jesus, isso acontece por meio da oração. E não podemos perder amizade de Cristo, pois matamos Deus quando pecamos, limitando assim, a ação do Senhor em nós.” Motivados por essas palavras, os seminaristas entraram em deserto, momento de reflexão, de estar em verdadeiro encontro com Deus, rever o que precisar se mudado em nossa vida e caminhada vocacional.
Dando continuidade para este momento de espiritualidade, no final da tarde, houve a celebração da Santa Missa, momento importante na vida de todo e qualquer cristão, sendo assim, em sua homilia o pregador direcionou suas palavras aos seminaristas, afirmando: “Para darmos o testemunho de Deus, das coisas do alto, é necessário antes de tudo, a verdadeira conversão. As coisas da terra são simplesmente coisas mesquinhas e não fazem parte da nossa vida, ou seja, a de um autêntico cristão”. Ainda disse, refletindo a liturgia da palavra: “Os apóstolos, como nos diz na primeira leitura da liturgia de hoje, foram anunciar, sem medo, cheios de esperança e coragem, porque tinham em si a presença forte do Cristo Ressuscitado. Assim como os apóstolos tiveram tal coragem, possam vocês seminaristas anunciá-Lo. Porém quem não teve a experiência com o Ressuscitado são seres limitados e de baixezas humanas. Tomando o exemplo dos apóstolos e os primeiros discípulos sejamos testemunhas do Ressuscitado e que às coisas desse mundo não desvirtue o nosso verdadeiro sentido. Não tenham medo de levar a Boa Nova para o povo de Deus. Hoje seminaristas e amanhã padres para sempre”.
Concluímos o nosso retiro mensal com Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de agradecer e louvar a Deus pelas tamanhas graças alcançadas em nossas vidas e por todo este dia que vivemos de intensa espiritualidade. Por fim, saímos com o propósito de vida, que viemos e estamos no mundo para servi e não para ser servido, sendo testemunhas dAquele que venceu a morte e deu-nos a vida eterna. 


Pe. Vadson (vice-reitor), Pe. Adinaldo e Pe. Pedro Reis (diretor espiritual)



















Nenhum comentário: