segunda-feira, 6 de abril de 2015

Páscoa



"Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a tua mão, tua sabedoria é admirável, aleluia!"


Eis a nossa fé, eis a nossa esperança, eis a caridade que nos impulsiona: o Cristo nossa Páscoa, o Senhor da vida, o príncipe da paz, ressuscitou como disse! 
Passados os 40 dias em jejum e oração nos preparando para este grande momento, podemos hoje reavivar a nossa fé na alegria e certeza do Cristo ressuscitado que passou pela Cruz.   
Ao cantarmos na solene Vigília Pascal "Eis a luz de Cristo! Demos graças a Deus!", contemplamos o cumprimento da promessa de Salvação  predita pelos santos e profetas; a luz do Cordeiro de Deus,  nascido da Virgem Maria, ilumina toda criatura, dissipa as trevas do pecado e da morte gerando em nós vida nova. Com os anjos do céus podemos entoar com grandioso júbilo: "Glória in excélsis Deo! Glória a Deus nas alturas! Hosana ao Filho de Davi!  Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!"   
Sim meus irmãos, este é dia que o Senhor fez para nós.  Dia sem ocaso, dia que não se findará,  dia de paz e de justiça,  dia de alegria e salvação,  dia de festa e de renovação.     
Mas este mistério pascal que estamos vivendo não pode ficar limitado a uma alegria subjetivista, a qual vai-se esvaindo com o passar dos dias. A alegria pascal nos interpela a uma saída rumo à Galileia. Lá "encontraremos o mestre". É claro que aqui não se trata de irmos ao local geográfico onde se encontra esta região que fica próximo a Terra Santa. Este "ir à Galileia" hoje se traduz num convite do ressuscitado para irmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs que estão sedentos e famintos da Palavra libertadora de Deus;  Palavra esta que dá o pleno sentido de nossas vidas, gera vida nova em nossas comunidades e dissipa a solidão, a tristeza o egoísmo e o individualismo.   
Vivamos intensamente este mistério pascal e busquemos a cada dia traduzi-lo em vida nova para todos os nossos irmãos e irmãs; que a alegria do Cristo ressuscitado nos fortaleça e nos impulsione sempre a lutarmos por um mundo mais justo, mais fraterno e mais humano - prefiguração do que viveremos na glória do Pai.    
Peçamos sempre o auxílio da Virgem Imaculada, a Mãe de Deus e nossa mãe,  que nos ajude nesta "ida à Galileia" para que possamos, renovados com a alegria do ressuscitado,  levar esta alegria salvífica a todos os pobres e sedentos de Deus. Feliz Páscoa. Deus vos abençoe. 

Sem. Afonso Filho - 2° ano de Teologia








Preparação para santa missa de páscoa

Pe. Jânison - Reitor - fazendo as considerações iniciais.

Evangelho proclamado pelo Pe. Carlos Henrique (ecônomo)


Dom João Costa - presidente da celebração




Pe. Jânison fazendo os agradecimentos a Dom João

Pe. Vadson (Vice-reitor); Pe. Jânison (reitor); Dom João Costa (bispo-coadjutor da Arquidiocese de Aracaju); Pe. Carlos Henrique (ecônomo)




Comemoração dos aniversariantes dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março

Nenhum comentário: