quinta-feira, 30 de abril de 2015

Congresso Concílio Vaticano II - 1º dia

Nesta última quinta feira (30), iniciou-se o primeiro Congresso realizado em Sergipe sobre o Concílio Vaticano II, com o tema “Os Desafios da Teologia na Sociedade Contemporânea”. O Congresso traçou cinco objetivos: 1 - comemorar o cinquentenário de encerramento do Concílio Vaticano II; 2 - refletir sobre as 4 constituições (sobre Revelação Divina, a natureza da Igreja, sua Missão e sua forma de louvar a Deus); 3 - promover o encontro e o conhecimento mútuo de teólogos/as do nordeste; 4 - estudar os demais documentos do Concílio em minicursos e 5 - conhecer melhor alguns peritos do Concílio.

O Congresso foi iniciado com a explanação da teóloga Irenir Jesus Santos (Aracaju-SE), que refletiu sobre a participação do teólogo Yves Congar no Concílio. Esta, por sua vez, procurou apresentar suas contribuições enfatizando a facilidade da compreensão de seu pensamento, tendo o ecumenismo como a maior causa defendida por ele, já que o mesmo era um dos peritos. 

Outro momento de grande importância foi a exposição sobre Gaudium et Spes (a Igreja no mundo), conferida pelo Ms. Pe. Tony Santos Silva (Aracaju-SE), que abordou o desafio de se fazer teologia nos dias de hoje, bem como do uso de uma linguagem teológica adequada à realidade atual.

Durante a noite, após a cerimônia de abertura e do lançamento oficial do livro “Província Eclesiástica de Aracaju”, aconteceu a conferência ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Sezino Douets Vasconcelos (Recife-PE),
 que tratou dos desafios da teologia na sociedade, enfatizando a relação entre teologia e contemporaneidade, destacando aspectos relevantes à nossa reflexão, como o relativismo, o fundamentalismo e outros. Terminadas as atividades no auditório, todos se dirigiram ao pátio do Seminário Maior para assistir à apresentação da filarmônica da cidade de Estância-SE (concerto lira Carlos Gomes), que encerrou as atividade do dia.

A realização deste Congresso foi encabeçada pelo Padre Videlson (Arquidiocese de Aracaju), em parceria com os Bispos da Província (Aracaju, Propriá e Estância) e com a Universidade Federal de Sergipe.

Abertura - Irenir Jesus Santos, sobre Yves Congar.

Conferência sobre a Gaudium et Spes com o Pe. Ms. Tony dos Santos.

Missa de abertura

Dom José Maria Pires e Dom João José Costa
Dom Armando Bucciol e Dom José Palmeira Lessa

Diácono Alan (Vice-Reitor de Seminário Propedêutico)
Homilia (Dom Armando Bucciol)

Pe. Pedro Reis representando o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.
Pe. Videlson, coordenador do Congresso Concílio Vaticano II.
Lançamento oficial do livro Província Eclesiástica de Aracaju (Ir. Morais)


Apresentação da filarmônica da cidade de Estância-SE (concerto lira Carlos Gomes).

Nenhum comentário: