sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Seminário celebra as I Vésperas da Solenidade de Todos os Santos

Ao entardecer desta sexta-feira(31), o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição celebrou as I Vésperas da solenidade de Todos os Santos. O Presidente da celebração foi o Revmº Pe. Cristiano Santos, vice-reitor desta casa de formação.

 A Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de todos para a felicidade eterna.

O catecismo da Igreja nos recorda que “todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013).

Assim, neste dia a Mãe Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: “O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos.” “A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada” (CIC 2028).

Procissão de entrada da celebração
"Subi ó precioso incenso e levai nossas orações a Deus"

Pe. Jânison de Sá, proclama o evangelho


Eis o mistério da fé.

  • CONSAGRAÇÃO À VIRGEM MARIA

Na ocasião, alguns seminaristas da nossa comunidade fizeram ou renovaram sua consagração à Santíssima Virgem Maria segundo o método de São Luís Grignion de Montfort. 

Seminaristas fazem a sua consagração à Santíssima Virgem




Segundo o seminarista Leandro, do 2º anos de Filosofia, a consagração " significa entregar-se totalmente àquela que pode nos levar por uma caminho seguro no seguimento a Jesus Cristo. Ser consagrado a Virgem Maria não é para os melhores, mas para aqueles que reconhecem que ainda tem muito a aprender. "

O seminarista Ediran, do 1º ano de Filosofia, também nos recordava que a consagração " indica um reconhecimento da minha pequenez diante do mistério da encarnação da Sabedoria Divina e a cada dia lembrar que só um coração puro e imaculado como o da Virgem Santíssima pode render a glória e o louvor que a Santíssima Trindade merece."

Adoração Eucarística


“[...] a santíssima Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem. Neste sacramento admirável, manifesta-se o amor ‘maior’: o amor que leva a ‘dar a vida pelos amigos’ (Jo 15, 13)”. 


“Na Eucaristia, Jesus não dá ‘alguma coisa’, mas dá-Se a Si mesmo; entrega o seu corpo e derrama o seu sangue. Deste modo dá a totalidade da sua própria vida, manifestando a fonte originária deste amor: Ele é o Filho eterno que o Pai entregou por nós”.


“[...] a vocação de cada um de nós consiste em ser, unido a Jesus, pão repartido para a vida do mundo”. 

Citações da Sacramentum Caritatis
Exortação Pós-Sinodal do Papa Bento XVI

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Seminário celebra memória de São Joao Paulo II

No último dia 22, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição celebrou a memória de São João Paulo II. A celebração foi presidida pelo reitor Pe. Jânison de Sá e concelebrada pelo Pe. pedro Reis. O Santo é padroeiro do primeiro andar do nosso Seminário.










 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Seminário recebe a visita de Dom Italo, Arcebispo de Lucca - Itália

Na última segunda-feira, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição teve a honra de receber, Dom Italo Castellami, Arcebispo de Lucca - Italia, acompanhado do Pe. Silvio Righi e de um leigo, Luca. Estes visitavam o nosso Arcebispo, Dom José Palmeira Lessa, quando foram convidados para conhecer o nosso seminário.


Pe. Jânison, Dom Italo Castellami, Dom José Lessa e Pe. Silvio Righi


Pe. Jânison na proclamação da palavra de Deus
No momento da homilia Dom Italo foi acompanhado do tradutor Luca.



Ainda nesta noite, após o jantar, tivemos a honra de ouvir a expêriencia vocacional e pastoral de Dom Italo. Na ocasião, os seminaristas poderam fazer questionamentos aos padres, possibilitando um enriquecimento maior da fé e incentivo da vocação. A noite foi encerrada com a oração das completas.





sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Visita canônica de Dom José Palmeira Lessa


Esta semana o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição recebeu a visita de Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju. Em visita canônica, conviveu com os seminaristas e formadores durante alguns dias, além de seu reunir com os professores desta Instituição.

Padre Jânison de Sá (Reitor)

Padre Cristiano Santos (Vice-Reitor)



Dom Lessa conversou com os 81 seminaristas residentes desta Casa de Formação.

Reunião com os professores - Visita também foi oportuna para o Arcebispo melhor se inteirar sobre a Dimensão Acadêmica do Seminário.

A reunião com os docentes ocorreu neste dia 15, data em que se comemora o dia dos professores.


Hoje, último dia (17) da visita canônica, Dom Lessa se reuniu com os seus seminaristas.




Com a Santa Missa, o Arcebispo encerrou a visita.

6ª aparição da Virgem de Fátima


Na Santa Missa, no último dia 13, a 6ª aparição da Virgem de Fátima foi celebrada pelo Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.

Dividido em andares, o Seminário Maior tem um (a) padroeiro (a) em cada andar.



Nossa Senhora de Fátima é a padroeira do Terceiro andar – foto com os seminaristas residentes deste.

Sexta Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Outubro

Uma grande multidão rezava o Terço na Cova da Iria. Os três pastorinhos notaram o reflexo de uma luz e, em seguida, viram Nossa Senhora sobre a azinheira.

Lúcia: “Que É que Vossemecê me quer?

Nossa Senhora: “Quero dizer-te que em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas”

Lúcia: “Eu tinha muitas coisas para Lhe pedir. Se curava uns doentes e se convertia uns pecadores...

Nossa Senhora: “Uns sim, outros não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados”.

E, tomando um aspecto mais triste, disse:

Nossa Senhora: “Não ofendam mais a DEUS Nosso Senhor, que já está muito ofendido”.

Em seguida, Nossa Senhora abrindo as mãos fez que elas se refletissem no sol, e começou a se elevar para o Céu.

Nesse momento, Lúcia apontou para o céu e gritou:

Lúcia: “Olhem para o sol!”

A multidão assistiu, então, ao grande milagre do sol. Enquanto isso, os pastorinhos viram São José com o Menino Jesus, e Nossa Senhora do Rosário. 

Era a Sagrada Família. A Virgem estava vestida de branco, com um manto azul. São José também estava vestido de branco, e o Menino Jesus de vermelho claro. São José abençoou a multidão, traçando três vezes o Sinal da Cruz. O Menino Jesus fez o mesmo.

Lúcia então, teve a visão de Nossa Senhora das Dores, e de Nosso Senhor, acabrunhado de dor, no caminho do Calvário. Nosso Senhor traçou um Sinal da Cruz para abençoar o povo. Finalmente apareceu, numa visão gloriosa, Nossa Senhora do Carmo, coroada Rainha do Céu e da Terra, com o Menino Jesus ao colo.

Enquanto os pastorinhos tinham essa visão, a grande multidão de quase 70 mil pessoas, assistiu ao milagre do sol.

Tinha chovido durante toda a aparição. Mas, no momento em que a Santíssima Virgem desaparecia, e que Lúcia gritou “olhem para o sol!”, as nuvens se entreabriram, deixando ver o sol como um imenso disco de prata.

Brilhava com intensidade jamais vista, mas não cegava. A imensa bola começou a “bailar”. Como uma gigantesca roda de fogo, girava rapidamente.

Parou por um certo tempo, mas, em seguida, começou a girar sobre si mesmo, vertiginosamente.

Depois, seus bordos tornaram-se vermelhos, e deslizou no céu, como um redemoinho, espargindo chamas de fogo.

Essa luz refletia-se no solo, nas árvores, nos arbustos, nas próprias faces das pessoas e nas roupas, tomando tonalidades brilhantes e diferentes cores.

Em seguida, por três vezes ficou animado de um movimento rápido. O globo de fogo pareceu tremer, sacudir-se e precipitar-se em ziguezague sobre a multidão aterrorizada.

Durou tudo uns dez minutos. Finalmente o sol voltou em ziguezague para o ponto de onde se tinha precipitado, e ficou novamente tranqüilo e brilhante, com o mesmo brilho de todos os dias.

Muitas pessoas notaram que suas roupas, ensopadas pela chuva, tinham secado subitamente.

O milagre do sol foi visto, também, por numerosas testemunhas que estavam fora do local das aparições, até a 40 quilômetros de distância.

O jornal “o século” de grande circulação em Portugal, documentou esse espetacular milagre do sol, e publicou uma grande reportagem sobre esse impressionante acontecimento.

Fonte: http://www.devotosdefatima.org.br/

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

20º Aniversário do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição


Ontem o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição celebrou 20 anos de sua fundação. Ao longo do dia, formadores e formandos comemoraram a data por meio de atos significativos junto ao Arcebispo de Aracaju, ao Bispo de Propriá, aos padres e religiosos desta Província, e a muitos leigos presentes na festa. 



O Padre Pedro Reis (Diretor Espiritual desta Casa de formação) durante a oração das Laudes.

Às 10h00, Dom José Palmeira Lessa (Arcebispo) celebrou a Santa Missa (Memória da Virgem do Rosário) em ação de graças pelo 20º aniversário do Seminário, concelebrando Dom Mário Rino Sivieri (Bispo de Propriá), Padre Jânison (Reitor), Padre Cristiano (Vice-Reitor), Padre Pedro Reis (Diretor Espiritual) e outros padres vindos de toda a Província.














No início da tarde, um almoço festivo acolheu os presentes.

Nestes 20 anos, 130 formandos que estudaram neste Seminário foram ordenados padres. Atualmente, 81 seminaristas moram nesta Casa de Formação.

Além dos Seminaristas desta Província Eclesiástica, estudam aqui os formandos das Dioceses de Penedo e Palmeira dos Índios.

Acesse: Seminaristas