quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Seminarista Wagner recebe o Ministério de Acólito


A palavra ACÓLITO vem do grego, através do latim acolythu, que significa acompanhador, ou seja, o que acompanha e ajuda o sacerdote na celebração da Santa Missa e nos ministérios do altar.

O ministério de acólito remonta aos primórdios da Igreja. Uma carta do Papa São Cornélio a Fábio de Antioquia, escrita no ano 251, testemunha que, em Roma, nessa altura, o Papa tinha reunidos à sua volta 46 presbíteros, 7 diáconos, 7 subdiáconos, 42 acólitos e 52 exorcistas, leitores e porteiros.

Uma outra carta, do final do século IV, do Papa S. Siríaco a Himerode Tarragona, dá-nos conta do acolitato como um serviço generalizado nas comunidades cristãs.


O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, bem como distribuir aos fiéis a Eucaristia, da qual é ministro extraordinário.



Agradecimentos


Padre Jânison, Seminarista Wagner, Dom Lessa, Padre Alex, Padre Carlos Henrique

Nesta celebração, o senhor Arcebispo Dom José Palmeira Lessa nomeou o Padre Carlos Henrique como o novo ecônomo do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.

Nenhum comentário: